O que é o Pé Equino?

06-06-2019 22:23

Pé Equino

Pé Equino

O pé equino é uma condição associada à hipertonia do conjunto gastrocnémio-sóleo, sendo visualmente descrita pela dificuldade de realizar o movimento de dorsiflexão, ou seja, a capacidade de fletir o pé para a parte da frente da perna. O equino pode ocorrer em um ou ambos os pés, sendo que quando envolve os dois pés, a limitação do movimento é, por vezes, pior em um que no outro.

 

Causas

 

São diversas as causas para o surgimento desta patologia, sendo estas traumáticas, congénitas, acidentes vasculares, doenças neuro-degenerativas, entre outras, contudo a mais frequente é em casos de paralisia cerebral do tipo espático, sendo a diminuição da força do tibial anterior e a discrepância entre os membros poderem acentuar essa tendência ao equinismo.

 

Tipos

 

Existem dois tipos de pé equino, espático ou flácido, com distintos tratamentos ortotésicos.

 

No caso de paralisia flácida os sintomas estão associados à perda de mobilidade e sensibilidade não permitindo efetuar o movimento de flexão dorsal do pé resultando num pé equino facilmente redutível. Já no caso de paralisia com espasticidade, este apresenta uma deformidade não redutível resultando em uma deformidade com flexão plantar (equinismo) varismo do retropé e supinação do antepé.

 

Pé Equino

Como esta patologia resulta na incapacidade funcional do pé, dificultando na deambulação, os indivíduos possuidores de pé equino acabam por arranjar formas de compensar esta limitação ao sobrecarregar o outro pé, perna, ou até mesmo gerar problemas nas costas. Outros pacientes compensam andando na ponta do pé, enquanto um número menor dobra de forma anormal o quadril ou joelho.

 

Com estas compensações acabam por surgir outros problemas tais como:
 

Tratamento

 

Para diagnosticar o equino, o técnico irá avaliar a amplitude de movimento do tornozelo quando o joelho é fletido, bem como estendido, isto permite identificar se o tendão ou músculo é encurtado e avalia se o osso está a interferir no movimento do tornozelo.

 

No caso de paralisia flácida será necessária uma tala com flexão dorsal ativa durante a marcha especialmente na fase de início de marcha ou uma tala postural para paciente que estejam acamados por longos períodos para evitar indesejadas atitudes posturais.

 

Na paralisia espática o importante é evitar deformidades posturais não redutíveis. Com talas posturais passivas e com um sistema de regulação postural ao mesmo tempo com correção progressiva. No caso de necessitar de uma ortótese para ajudar a marcha então será necessária uma ortótese com articulação ativa para ajudar na flexão dorsal e com sistema de correção do varo valgo do retropé tipo klenzac.

 

O tratamento inclui estratégias destinadas a aliviar os sintomas e as condições associadas com equino, através das diversas opções mas devesse complementar com a ajuda da fisioterapia, para ajudar a liberar a rigidez muscular e realizar exercícios que esticam/ alongam o(s) músculo(s) dos gémeos.

 

Braçadeira para Apoio da pernaAnti equino Boxia

Figura 1: Braçadeira para Apoio da perna                                        Figura 2: Anti equino Boxia

 

 Ortótese Multifuncional Tala para pé pendente

Figura 3: Ortótese Multifuncional                           Figura 4: Tala para pé pendente

 

 

O que é o Pé Equino?

Data: 04-11-2020

De: Aline Trois

Assunto: Pé equino

Tenho 29 anos e tenho pé equino, fiz uma cirurgia em 2016 no qual foi feito um alinhamento de tendão de Aquiles, sem êxito, além das dores um das minhas maiores dificuldades é em achar um sapato, sofro e choro cada vez que tenho que comprar se eu achar.

Data: 14-04-2021

De: Juliana

Assunto: Re:Pé equino

Aline, tudo bem?
Eu operei o meu pé equino com meu médico aqui em Taubaté- SP e obtive muito sucesso. Ainda estou no processo mas, minhas dores melhoraram uns 80% e só não comprei sapatos ( chorava tbm) pq estamos nessa pandemia. Procure outros médicos ( eu sempre ouvi de outros que pideria não dar certo e que a recuperação seria difícil- não foi assim. Você conseguirá encontrar outro profissional que te ajudará a ter sucesso!

Data: 19-09-2020

De: Gilvania matias da siva

Assunto: Cirurgia

Minha mae tem 44 anos as 12 anos teve um acidende e o oe dela fico assim sera que tem como fazer cirurgia

Data: 29-07-2020

De: Geiciani

Assunto: Pe equino

Meu filho tem 10 anos e aos 7 anos ele fez uma cirurgia do pé direito ele tem o pé equino será que a braceira para apoio da perna melhora

Data: 04-11-2019

De: Helena_MG

Assunto: Botinha infantil

Meu filho tem cinco anos e foi diagnosticado com leucodistrofia Metacromática, nesse caso a botinha tem que ser especial. Ele começou a andar com as pontas dos pés, só que o pé esquerdo dele está com mais dificuldade.
Nesse caso como é analisado?

Data: 15-10-2019

De: Fátima Lúcia Reis

Assunto: Anti equino boxia

Vc tem para venda a figura 2? Qual valor? E serve para ambos os lados direito e esquerdo?

Data: 13-12-2019

De: Rute Crispim

Assunto: Re:Anti equino boxia

Boa tarde Fátima o valor do apoio anti equino é de € 75 e é ambidestro, permite a utilização no pé esquerdo ou direito. obrigada.

Data: 19-01-2019

De: viviane

Assunto: botinhas ortopédicas infantis

olá vcs vendem botinhas ortopédicas p crianças de 5 anos q andam na ponta dos pes?

Data: 15-07-2019

De: Rute Crispim

Assunto: Re:botinhas ortopédicas infantis

Boa tarde Viviane, temos vários tipos de botas ortopédicas.
Venha conhecer uma das nossas lojas e fale com um técnico especializado. Obrigada.

Novo comentário