Como corrigir os Joanetes (corretor joanetes Hallux Valgus)?

07-02-2018 11:54

Hallux Valgus (Corretor de Joanetes)

 

O Hallux Valgus, comummente designado por Joanete, consiste numa deformidade que afeta o primeiro metatarso e a articulação metatarso-falângica. Nesta observa-se a combinação do desvio do Hallux (dedo grande do pé), que se afasta da linha média do corpo, com o desvio do primeiro metatarso que se aproxima da linha média, o que provoca uma incongruência articular.

 

Esta deformidade afeta principalmente pessoas do sexo feminino, estimando-se que a prevalência global de Hallux Valgus seja de 23% em indivíduos entre os 18 e os 65 anos e de 35% em pessoas com mais de 65 anos.

Deformidade Hallux Valgus

Figura 1: Deformidade Hallux Valgus. Pinterest (adaptado)

 

Quais as principais causas?

  • Calçado inadequado (estreito, com salto alto, etc.);
  • Aumento da frouxidão articular (gravidez, menopausa, etc.);
  • Fatores genéticos.
 

Quais os principais sintomas?

  • Deformidade articular com inflamação dolorosa quando se exerce alguma pressão ou atrito no calçado, no lado interno da cabeça do primeiro metatarso;
  • Dedos em forma de martelo: o desvio do dedo grande resulta em falta de espaço para os restantes dedos, que se deslocam, geralmente para cima, exercendo pressão contra o sapato.
  • Incapacidade funcional da articulação metatarso-falângica do Hallux quando está sobre pressão ou durante a marcha, havendo uma sobrecarga das restantes cabeças dos metatarsos (II a V), resultando em dor.
 

Qual o tratamento?

 

O tratamento desta deformidade pode passar pela cirurgia ou por um tratamento conservativo.

 

Em que consiste o tratamento conservativo?

 

O tratamento conservativo consiste na utilização de ortóteses corretoras, que podem de uso noturno ou diurno, e que ajudam na prevenção que a condição piore e que seja necessário recorrer à cirurgia.

 

Corretor de Joanete

 

O corretor de joanete ajuda a posicionar corretamente o dedo grande, diminuindo a dor e evitando que a deformidade continue a evoluir. O paciente pode ir controlando os graus de correção do desvio (através da regulação da tensão do corretor), o que torna possível adaptar a ortótese ao facto do paciente estar a utilizá-lo com calçado ou quando está a dormir ou a descansar.

 

Para além disto, o corretor de joanete auxilia o alivio da pressão entre as superfícies ósseas, quando já existe desgaste articular.

 

A sua utilização deve ser continua para que o seu efeito seja observado. É importante salientar que é normal que nas primeiras utilizações se sinta algum desconforto com o uso do corretor de joanete, sendo crucial que seja realizada uma adaptação progressiva, ou seja, que a tensão dada à ortótese, para que esta cumpra a sua função, seja gradual, de forma a que o seu corpo se habitue a ter algo que obrigue o dedo a estar devidamente alinhado.

 

Corretor de joanetes Hallux Valgus nocturno

Figura 2: Corretor de Joanetes Hallux Valgus noturno Orliman® 

 

instruções de aplicação corretor Hallux Valgus noturno

Figura 3: Corretor Hallux Valgus Noturno- Instruções de Colocação. Orliman® (adaptado)

 

Corretor Hallux Valgus diurno

Figura 4: Corretor Hallux Valgus diurno Orliman® 

 

Corretor Hallux Valgus Diurno - Instruções de Colocação

Figura 5: Corretor Hallux Valgus Diurno - Instruções de Colocação. Orliman® (adaptado)

 

Além do uso correto do corretor de Hallux Valgus é aconselhado o uso de calçado confortável, sem biqueira estreita ou salto alto, acolchoados por dentro para amortecer as vibrações durante a marcha.

 

Banda elástica para exercitar o Hallux

 

Este dispositivo consiste numa banda elástica que se coloca entre o primeiro e o segundo dedo de cada pé, tendo por objetivo exercitar os dedos, obrigando o dedo grande a movimentar-se externamente. Esses movimentos ajudam a prevenir e a reduzir o risco de desenvolvimento de Joanete, promovendo um reforço muscular. 

Banda elástica para exercitar o Hallux

Figura 6- Banda elástica para exercitar o Hallux. Qmed®

 

Referências Bibliográficas:

  • Orliman®
  • Qmed®
  • Wülker, N., & Falk Mittag. (2012). Treatment of hallux valgus. Deutsches Äzteblatt International, 109(49), 857–868

 

Como corrigir os Joanetes (Hallux Valgus)?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário