O que é o Esporão do Calcâneo?

01-04-2018 20:29

Esporão do Calcâneo

 

O esporão do calcâneo é um depósito de cálcio que causa uma proeminência óssea que aparece na parte anterior do calcanhar, mais propriamente na base do calcâneo.  Apesar de serem frequentemente indolores, os esporões podem causar sensações dolorosas no calcanhar, estando muitas vezes associados a fascites plantares.

 

Os pacientes mais vulneráveis são indivíduos com excesso de peso, com pés planos, pés cavos, e cujas atividades incluem elevados períodos de corrida e salto.

 

Esporão do Calcâneo

Figura 1- Esporão do Calcâneo

 

Quais as principais causas?

  • Tensão excessiva e contínuo alongamento da fáscia plantar, que leva à origem da calcificação e, consequentemente, ao esporão;
  • Lesões repetidas da membrana que cobre o calcanhar;
  • Movimentos de alto impacto;
  • Calçado mal ajustado ou com incorreta utilização, especialmente os que não possuem suporte do arco longitudinal interno do pé.
 

Quais os principais sintomas?

  • Dor, principalmente durante a marcha ou corrida;
  • Limitação de movimentos, principalmente pela manhã e nos primeiros passos.
 

Qual o tratamento?

O tratamento desta deformidade pode passar pela cirurgia ou por um tratamento conservativo.

 

Em que consiste o tratamento conservativo?

O tratamento conservativo inclui, dentro de outros exemplos, a utilização de ortóteses plantares (palmilhas) ou calçado ortopédico de conforto adequado.

Ortóteses Plantares

As ortóteses plantares ou palmilhas para esporão do calcâneo consistem em dispositivos biomecânicos utilizados para minimizar as cargas na zona do esporão ou que permitem o relaxamento da fáscia plantar.

Dentro destes dispositivos podem ser aplicadas palmilhas ou calcanheiras em silicone ou palmilhas com distribuição da carga possuindo arco longitudinal interno, apoio retrocapital e descarga no calcâneo.

 

Existem palmilhas com as características referidas para aquisição imediata, ou seja, standards, ou palmilhas confecionadas por medida, o que permite desenvolvê-las e personalizá-las tendo em conta a estrutura anatómica do pé de cada pessoa e as suas necessidades em cada local chave (por exemplo, localização do esporão) e queixas.

 

As calcanheiras de silicone funcionam como almofadas que protegem o calcâneo, amortecendo o impacto durante a marcha e o alívio da dor. Mesmo que o esporão esteja presente apenas num dos pés, é sempre aconselhável a utilização de calcanheiras ou palmilhas nos dois pés, de forma a que ambos estejam bem acomodados e ajudando a prevenir que o pé são possa sofrer de alguma patologia.

 

O principal objetivo é permitir um alívio da pressão na zona do calcanhar, dar suporte, aliviar a dor e proporcionar o máximo conforto.

 

Exemplos de palmilhas e calcanheiras em silicone para Esporão do Calcâneo

Figura 2- Exemplos de palmilhas e calcanheiras em silicone para Esporão do Calcâneo

 

Figura 3- Exemplo de palmilha feita por medida para Esporão do Calcâneo

 

Em qualquer uma das nossas lojas irá encontrar profissionais competentes para o ajudar na escolha da melhor solução para si. Temos disponíveis tanto as ortóteses standards, como também realizamos palmilhas por medida, indo ao encontro do que se adeque perfeitamente ao seu caso.

 

Apesar de ser uma condição bastante frequente, é possível prevenir o seu aparecimento através do uso de calçado bem ajustado, que possua apoio do arco longitudinal interno e descarga do calcanhar, apropriado para cada atividade e da realização de exercícios de aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade física.

 

Mantenha-se ativa/o, não deixe que o esporão seja uma limitação no seu dia-a-dia!

 

 

Referências Bibliográficas:

  • Orliman®
 
 

Tratamento do Esporão do Calcâneo

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário