Sesamoidite

03-06-2018 12:09

O que é a Sesamoidite?

 

Ossos Sesamoides

 

Os ossos sesamoides são ossos presentes no interior de alguns tendões de forma a diminuir as tensões e fricções nesses mesmos tendões. Podem variar de tamanho e número e normalmente tem somente alguns milímetros de diâmetro. Um exemplo de sesamoide é a rótula, sendo o maior osso sesamoide do corpo humano.

 

Sesamoidite

Imagem 1Sesamoidite 

 

Neste caso, iremos falar especificamente dos ossos sesamoides presentes nos nossos pés;

 

Os sesamoides encontram-se abaixo da 1ª articulação metatársica (Hallux) e tem um tamanho muito pequeno. Cada pé tem 2 ossos sesamoides nessa zona sendo um medial e outro lateral.

 

Estando inseridos no tendão flexor do hallux servem como ponto de apoio e braço de alavanca desses mesmos tendões. Exactamente por se localizarem onde se localizam e por servirem de ponto de apoio à articulação, tem muito a tendência a inflamações e dor nessa zona, criando a Sesamoidite.

 

Ossos sesamoidite no pé

Imagem 2: Ossos sesamoides

 

Sesamoidite

 

Este tipo de inflamação pode ocorrer a qualquer individuo mas é muito comum em desportos de alto impacto, em marchas pronadas no antepé e em posição continuada em “bicos dos pés” (Bailarinas, uso continuou de saltos altos). 

 

Indivíduos com pé cavo e hallux valgus podem ter tendência a desenvolver sesamoidite. Se a pressão for exagerada, eles podem chegar mesmo ao ponto de fractura.

Sesamoidite com fractura

Imagem 3: Sesamoidite com fratura

 

sesamoidite é considerada uma metatársalgia (dor nos metatársos) por isso os sintomas são uma dor na base do dedo grande do pé (1º metatárso) que piora com o movimento, podendo essa zona ficar avermelhada, quente e inchada.

 

Tratamento

 

Em casos menos graves, através de medicação anti-inflamatória consegue-se controlar a inflamação e a dor. Bandas elásticas para o Hallux ao efectuarem alguma compressão poderão ajudar na dor e diminuir o inchaço.

 

Banda Elástica

Imagem 4: Banda Elástica

 

 

O ideal, será pensar a longo prazo, para prevenir que volte a inflamar diminuindo o esforço e pressão nessa zona. O primeiro passo é a escolha do calçado. Saltos mais altos, que transferem todo o peso do corpo para a zona anterior do pé, devem ser evitados. Calçado com o ante-pé mais largo e com sola mais grossa e palmilha almofadada será o ideal. Como complemento, recomenda-se também o uso de uma ortótese plantar feita à medida do seu pé, de forma a redistribuir o peso do seu corpo uniformemente, protegendo mais a zona afectada.

 

Palmilhas ortopédicas por medida

Imagem 5: Palmilhas por medida

 

Em casos de fracturas e constante esforço, poderá haver a necessidade de cirurgia. O ideal é um diagnóstico precoce e apostar numa boa prevenção.

 

 

Produtos mais vendidos

Sesamoidite

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário