O que é um corretor dorsal postural?

14-02-2018 19:10

Corretor dorsal postural

 

Um corretor dorsal postural é uma ortótese de coluna que atua sobre a região dorsal da mesma. É fabricado num tecido elástico com duas faixas que se prolongam sobre os ombros passando pela zona axilar e que se cruzam na zona posterior, para serem unidas na zona anterior mediante velcro.

 

Existem vários modelos deste tipo de artigo, desde os mais acolchoados aos mais discretos, no entanto o princípio de ação é comum a todos. Este tipo de artigo é concebido de modo a providenciar a retropulsão dos ombros, de forma a reposicionar a coluna vertebral num alinhamento o mais correto possível.

 

Correção de postura dorsal

Em que situações pode ser utilizado?

 

Que tipo de cuidados devo de ter?

 

Esta ortótese não deve de ser utilizada mais do que 3 a 4 horas por dia, uma vez que o seu objetivo passa pela reeducação postural e uma utilização prolongada seria prejudicial pois poderia conduzir a atrofia muscular.

 

É aconselhável que o corretor postural seja colocado sobre uma camisola, de forma a evitar qualquer tipo de irritação provocada entre o atrito do corretor com a pele.

 

Deverá de ser feita uma adaptação gradual, de forma a reeducar a postura corporal de forma progressiva e da forma mais confortável possível.

 

Existem algumas situações em que este tipo de artigo não é aconselhado, tais como, cicatrizes abertas com inchaço, vermelhidão e acumulo de calor e em algumas patologias específicas como a osteoporose, sendo que existem artigos mais indicados para esta última e que promovem uma postura correta através do princípio de biofeedback. 

ver artigo Ortotese dorsolombar de Osteoporose - Spinomed

 

É ainda importante referir que apesar de serem artigos reguláveis, é necessária a tiragem de medidas para se determinar o tamanho correto. Desta forma iremos promover uma utilização eficaz e confortável do corretor dorsal.

 

Alguns exemplos de corretores dorsais:
 
 
Corretor Postural PAVISCorretor Postural PAVIS vista anterior
 
Corrector de postura dorsal transpirávelCorrector de postura dorsal
 
As novas camisolas de correcção postural da Medicom sistema medi Posture plus adotam soluções inovadoras. Altamente confortáveis, adaptáveis e com boa estética, resultado da combinação de opções técnicas, tecnológicas e de design. Existe ainda o suporte de correção postural para uma boa postura se tornar um hábito.
 
Camisola de correção postural criança - Medi Posture plus comfortCamisola de correção postural - Medi Posture plus comfortSuporte correção postural - protect.CSB
 
 
Conheça os vários modelos e preços para correctores po sturais
 
 
 

O que é um corretor dorsal?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário