Imobilizador de Clavícula - Sintomas e Tratamento

31-01-2018 15:28

Clavícula

 

A clavícula é um osso longo que se situa na cintura escapular e é a única estrutura de suporte entre o braço e o tronco. Esta exerce uma função muito importante no que diz respeito ao suporte e mobilidade do membro superior e sem ela o braço ficaria sustentado apenas por músculos.

 

A fratura da clavícula é uma lesão extremamente comum especialmente em crianças e jovens uma vez que as causas mais frequentes são as quedas, lesões desportivas e acidentes de trânsito. No entanto também é observável tanto em pessoas com uma idade mais avançada (maioritariamente associados a casos de osteoporose), como em recém-nascidos.

 
Fratura Clavicular
 

Sintomas da Fratura Clavicular

 

As fraturas da clavícula podem ser muito dolorosas e podem chegar a impedir mesmo os movimentos do braço. Um paciente com uma fratura a este nível pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:

 
• Rigidez articular;
• Edema;
• Hematoma;
• Dor na região anterior do ombro;
• Sensibilidade reduzida ou fraqueza;
• Incapacidade de elevar o braço devido à dor;
• Saliência ou deformidade visível no local da fratura.
• Luxação do ombro como consequência da perda de apoio;
 
trauma dos ombros

Tratamento

 

Se não existir movimentação das extremidades dos ossos partidos e estes estiverem devidamente alinhados então não será necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica. Geralmente o tratamento passa pela aplicação de uma ortótese imobilizadora do ombro com o objetivo de ajudar a manter a estrutura na posição correta durante o processo de cicatrização, dar apoio ao úmero e consequente alívio da dor.

 

Durante o período de imobilização com a ortótese é normal ocorrer perda de força e massa muscular, inclusive pode surgir sensibilidade nas mãos e dedos que desaparecerá gradualmente após a remoção da ortótese. Uma vez que o osso começa a cicatrizar e já se nota uma diminuição da dor convém falar com o médico para que este recomende leves exercícios para evitar a fraqueza muscular e a rigidez muscular e articular. 

 

É importante que durante a recuperação se realize exames médicos de controlo regulares para verificar se a cicatrização se está a fazer de forma correta. Após a cicatrização da fratura é recomendada a realização de uma radiografia para comprovar que está completamente consolidada e na posição correta. As atividades da vida diária devem ser retomadas gradualmente e com precaução após a recuperação.

 

Imobilizador de Clavícula

 

Os imobilizadores de clavícula ou clavicular são concebidos de forma a uma ampla pressão sobre o acrómio, na zona superior do úmero e no deltóide de forma a originar uma retração dos ombros confortável e tolerável.

 

Na região axilar e, por ser uma zona extremamente sensível, o tecido é em micro fibras produzindo não só um efeito acolchoado como permite uma perfeita respiração. Os tirantes de regulação são independentes de forma a permitir o melhor posicionamento e tração desejada.

 

É importante ter em atenção que apesar da sua fácil regulação é sempre importante a escolha do tamanho correto para que o tratamento não seja comprometido. Relativamente à placa posterior, esta é acolchoada para um conforto adicional.

 

Este produto está indicado não só em situações de fratura da clavícula como também em casos que existe a necessidade de repouso com um certo limite de mobilidade e obtendo uma postura correta.

 
   Vista posterior do imobilizador clavículaVista anterior do imobilizador clavículaImobilizador de clavícula pediátrico
Vista posterior do imobilizador clavícula | Vista anterior do imobilizador clavícula | Imobilizador de clavícula pediátrico
 
 
 
Conheça os nossos melhores preços para Imobilizador de clavícula
 
 
de osteoporose), como em recém-nascidos.Imobilizador de Clavícula
A clavícula é um osso longo que se situa na cintura escapular e é única estrutura de
suporte entre o braço e o tronco. Esta exerce uma função muito importante no que diz
respeito ao suporte e mobilidade do membro superior e sem ela o braço ficaria sustentado
apenas por músculos.
A fratura da clavícula é uma lesão extremamente comum
especialmente em crianças e jovens uma vez que as causas mais
frequentes são as quedas, lesões desportivas e acidentes de
trânsito. No entanto também é observável tanto em pessoas com
uma idade mais avançada (maioritariamente associados a casos
de osteoporose), como em recém-nascidos.

Imobilizador de Clavícula - Sintomas e Tratamento

Data: 31-01-2024

De: Elisnei Francisco De souza

Assunto: Tá doendo muito ainda

Médico público n meu ombro ta dorndo ão passou atestado e nem tulipa

Novo comentário