Lesões do cóccix

11-12-2019 21:57

Cóccix

 

O cóccix é um pequeno osso localizado na região inferior da coluna vertebral articulado com o sacro. É uma fusão da terceira e quinta verteras e tem a usa base voltada para cima e o ápice para baixo.

Cóccix

Forma a articulação sacro-coccígea e está interligada com articulações e ligamentos com uma função importante de se relacionar com os restantes ossos da cintura pélvica.

 

O cóccix pode realizar três tipos de movimentos:

  1. Flexão devido a acção dos músculos perineais
  2. Extensão
  3. Rotação por acção dos ligamentos sacroilíacos maiores, ou forcas que possam exercer resistência (parto, falta de evacuação)
 

 

lesões do cóccix

 

Causas das lesões no Cóccix

 

As causas mais comuns das lesões do cóccix são de fatores externos como quedas ou traumas, podem também ser de fatores internos como os partos e pressões excessivas que empurram o cóccix para realizar extensão. 

  • Fatores como a hipotonia muscular e hipertonia estão também direcionados com lesões neste osso. Exercícios como o remo ou andar de bicicleta, patinagem, podem gerar forcas de torção e/ou fricção que podem provocar lesões coccígeas.
 
  • No caso de quedas ou pancadas: a melhor forma de aliviar a dor é aliviar a pressão sobre o osso, e para isso, deve-se evitar sentar ou deitar de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas poderá também aplicar compressas geladas no local de modo a reduzir a inflamação e aliviar a dor.
compressas quente e frio
  • Na gravidez: os últimos dois meses, os ossos da região lombar, assim como o cóccix, ficam mais flexíveis para permitir a passagem do bebe durante o parto. Por aumento da flexibilidade, o osso movimenta-se mais livremente e por isso pode parecer dor, essencialmente ao sentar ou levantar. Pode ser aplicada compressas frias no local da dor e massagens leves, no entanto deve mudar alguns hábitos diários como o levantar e sentar passar a ser mais lento, utilização de almofada ou coxim circular com abertura central ou almofada anti escaras em ferradura, de modo a reduzir a pressão exercida no cóccix.

coxim anti escaras redondoalmofada anti escaras ferradura

  • A má postura pode ser também causadora de dor coccígea uma vez que a posição de muitas horas na posição sentada em frente, por exemplo, a um computador ou um a condução de muitas horas leva ao aparecimento de dor.

 

  • A hérnia discal pode ser causadora deste tipo de lesões uma vez que existe compressão do nervo normalmente na região lombar levando a irrigação da dor para a zona coccígea. Pelo que nestes casos deve-se primeiramente fazer o despiste da hérnia através da realização de RX, para posteriormente se iniciar o tratamento adequado. Caso seja afirmativa a hérnia pode se fazer uso de cintas lombares para manutenção da postura e compressão moderada do local da hérnia para alívio da dor.
 

Como usar a cinta lombar

  • O excesso de peso pode também ser motivo de aparecimento de dor e lesões no cóccix pela sobrecarga de todo o corpo sobre o final da coluna vertebral.
 

 

Grupos de Risco

 
  1. O maior grupo de risco de aparecimento deste tipo de fraturas são as mulheres pois apresentam na sua anatomia uma pélvis mais larga e a possibilidade de lesão aumentada no momento do parto. 
  2. A idade é um fator de risco pois o aumento da fraqueza óssea está inerente com a redução da massa muscular e probabilidade de lesão, após uma queda causada por desequilíbrio.

 

tratamento da fratura do cóccix

Tratamento

 

As fraturas do cóccix causam dor que aumenta quando se sentam ou levantam da posição de sentado, dores aumentadas na evacuação. Como tal, por se tratar de uma zona delicada, o seu tratamento é lento e requer muita paciência por parte do paciente, pelo que é recomendado o repouso absoluto e evitar a prática de atividades físicas:

  • O principal objetivo é controlar a dor até que o osso cure totalmente. Pode ser aconselhado à toma de anti-inflamatórios, analgésicos para combater o desconforto na região coccígea. Pomadas podem ser de aplicação local para redução do edema e evitar o processo inflamatório.
  • Exames complementares de diagnóstico como o RX podem ser realizados para verificar a gravidade e extensão da lesão bem como o posicionamento que o cóccix se encontra no momento da lesão.
  • Este tipo de lesões pode demorar até um ano para a sua normalização.
  • A ingestão de líquidos ajuda na cicatrização das lesões coccígeas uma vez que permite a melhoria da evacuação que se encontra comprometida após o trauma.
  • Evitar períodos de posição sentado é uma indicação para a melhoria das lesões, contudo existem inúmeras ortóteses que promovem a melhoria do posicionamento da coluna bem como promovem o aumento do conforto corporal.
 
 

Pode também ser melhorada este tipo de lesões com sessões de fisioterapia e/ou osteopatia. A fisioterapia será indicada pelo ortopedista que encaminha para o fisioterapeuta que executará sequências de exercícios específico para ajudar o paciente. A osteopatia tem por função manusear o sistema músculo esquelético não atuando apenas nos sintomas da doença, como também no seu tratamento, como a manipulação dos tendões na região visceral de modo a retirar as restrições encontradas para alívio da dor coccígea.

poltrona de descanso

poltronas de descanso

 

Lesões do cóccix

Data: 30-05-2023

De: Juliana

Assunto: Fratura de coccix

Cai da rede e fraturei coccix, tem 12 dias ! Com quantos dias posso voltar trabalhar???

Data: 01-11-2022

De: Margarida Kohler

Assunto: Queda sentada ha uns 5 anos

tenho 95 anos queria melhorar a dor no coccix que se espalhou pelas pernas
]

Data: 04-06-2022

De: Valdeci soares de Souza

Assunto: Uma queda a bunda no chão o cccis

Está doendo não aguento sentar

Data: 05-05-2022

De: Doni Santos

Assunto: Dor na coccix

Bom dia!!!
Estou com uma dor crônica na região da bacia acredito eu que deve ser no coccix após uma queda jogando futebol as uns 21 dias atrás. Já fui ao ortopedista e fiz um Ultrassom na região e não teve lesão apenas inchaço mas as dores continuam....

Data: 29-12-2022

De: Paulo

Assunto: Re:Dor na coccix

Já melhorou, amigo? Só pra saber. Também lesionei no futebol. Abraço.

Data: 05-06-2023

De: Emília Manuela Nova

Assunto: Re:Re:Dor na coccix

Cai no ginásio, escorreguei e dei com o cóccix em cheio no chão , fez RX não tem fratura, mas a dor mantém, faz hoje oito dias .... Qual o tratamento POR FAVOR ?.

Data: 10-08-2023

De: Jennyfer

Assunto: Re:Re:Re:Dor na coccix

Eu passei um ano para poder descobrir o que tinha pq no raio x não mostrou nada na hora da queda.. o que mostrou a lesão foi a ressonância.. corra atrás da ressonância, pra não piorar ainda mais a sua lesão.. descobri que lesionei em 2 lugares , que nem mostrava em outros exames ..

Data: 14-10-2023

De: Alessandra

Assunto: Re:Re:Re:Re:Dor na coccix

Oque vc sentia ?

Data: 27-08-2023

De: Andreia

Assunto: Re:Re:Re:Dor na coccix

Peça uma ressonância, meu rx não deu nada, as dores continuaram, depois de trinta dias que vi que quebrou

Novo comentário