Cadeiras de rodas (8 tipos)

07-08-2019 10:57

8 principais tipos de cadeiras de rodas

 

Cada utilizador tem uma necessidade específica. Assim, deve encontrar-se o modelo de cadeira de rodas que se adequa melhor a cada um. Contacte-nos e marque uma avaliação com o nosso técnico de mobilidade, para se avaliar com detalhe as suas necessidades.

 

1. Cadeira de rodas manual

A cadeira manual simples é ideal para quem procura uma cadeira de baixo custo e de autopropulsão (roda grande). Recomendada para utilizadores como idosos com dificuldade de mobilidade ou pessoas em recuperação de cirurgias com dificuldades de locomoção ou outros casos em que o uso da cadeira será temporário. É um modelo que, em geral, não vem com muitas opções mas que pode ser verificado e melhorar com várias opções de ajuste, tamanho e acessórios ou mesmo a possibilidade de configurações personalizadas.

Cadeira de rodas manual

2. Cadeira de rodas de transporte

Um modelo bastante comum é a cadeira de transporte que é encartável ou dobrável em X e com rodas pequenas. A cadeira é facilmente encartada e guardada em espaços limitados como p.e. na bagageira da sua viatura. Com esse tipo de cadeira, a pessoa garante uma estabilidade completa do corpo mas pressupõem sempre que o cuidador empurre a mesma, uma vez que não tem rodas de propulsão. Recomendada para quem procura um produto com conforto e de fácil transporte e que são mais dependentes com pouca mobilidade nos membros superiores ou no tronco.

 

Cadeira de rodas de transporte

 

3. Cadeira de rodas reclinável

As cadeiras de rodas reclináveis são, como o próprio nome sugere, as que podem ser reclinadas para trás. Elas são recomendadas para as pessoas que necessitam passar muito tempo sentadas e desejam fazer ajustes posturais, por exemplo. Este modelo também possibilita a mudança de posição do corpo, o que evita o surgimento de problemas como as escaras e permite estabilizar a pelve e obter um posicionamento correto das pernas. Indicada para caso de ELA.

Cadeira de rodas reclinável de conforto

4. Cadeira de rodas activa

A cadeira de rodas activa em monobloco são aquelas que por norma encartam em L, ou seja, o rebatimento do encosto fica sobre o assento quando é fechado. Entre as principais vantagens desse tipo de cadeira, está o peso, que é bastante reduzido. O próprio utilizador consegue empurrar sozinho com os braços, o que muitas vezes dispensa a necessidade de ter um cuidador consigo o tempo todo. A cadeira de rodas activa é escolhida por utilizadores ativos, inclusive desportistas ou atletas, pois possibilita um dia a dia muito mais dinâmico.

Cadeiras de rodas activas

 

5. Cadeira de rodas elétrica

As cadeiras elétricas são aquelas que podem ser conduzidas pelo usuário por meio do joystick (controle eletrónico). Possibilitam uma postura adequada e também garantem uma boa mobilidade e de forma autônoma. Modelo ideal para pessoas que têm pouca força nos braços ou doenças como distrofia muscular e esclerose múltipla, além das vítimas de AVC. Apenas indivíduos com destreza motora nas mãos e sem dificuldades a nível psicológico ou intelectual, podem usar as cadeiras de rodas elétricas, por questões de segurança. Existe sempre a possibilidade de configurações personalizadas da cadeira para ir de encontro às especificidades de cada utilizador.

cadeiras de rodas elétricas

 

 

6. Cadeira de rodas com elevação 

A cadeira de rodas com elevação automática, conhecida como “cadeira de rodas que fica em pé”, é perfeita para pessoas que necessitam de mais autonomia no seu dia a dia. Isso inclui ter acesso a produtos em um armário ou aceder a locais mais altos dentro da sua própria casa. Com a funcionalidade de elevação, é possível ao utilizador ficar de pé na própria cadeira. Atualmente, as mais actuais fazem essa elevação automática, mas existem ainda as que funcionam de forma manual. Indicada para utilizadores que necessitam de cuidados especiais no que se refere às funções digestiva, circulatória e respiratória.

 

Cadeira de rodas com elevação

 

 

7. Cadeira de rodas Pediátricas

Existem utilizadores que devido à sua idade e peso, tem necessidades muito especificas de cadeiras de rodas pediátricas. Para esses utilizadores é fundamental uma avaliação prévia por técnico de mobilidade experiente, dada a especificidades de uma criança e o crescimento em curso da mesma. São cadeiras adaptadas às dimensões e necessidades das crianças.

Cadeiras de rodas pediátricas
 

8. Cadeira de rodas para banho

Utilizadores com dificuldade de mobilidade ou deficiência e que têm dificuldades em realizar a sua higiene diária, podem adquirir uma cadeira de rodas para banho. Ela é utilizada exclusivamente para tal finalidade e construída com materiais leves, que não enferrujam ao entrarem em contato com a água. Esse modelo ainda pode conter um assento que se adapta para uso no vaso sanitário, assim o usuário tem mais facilidade e não fica desconfortável quando precisa fazer suas necessidades fisiológicas.

Cadeira de rodas para banho

8 tipos de cadeira de rodas

Data: 01-04-2023

De: Rita de Cassia Gonçalves Dias

Assunto: Essa paciente tem paralisia múltipla e não tem nenhuma locomoção. Preciso de uma cadeira pra que ela fique deitada.

Espero conseguir encontrar essa cadeira.

Novo comentário