Próteses mamárias, que opções existem?

09-12-2017 11:39

Mastectomia e Próteses Mamárias

Para uma melhor compreensão do tema de prót eses mamárias é importante entender-se primeiro em que consiste a mastectomia (procedimento cirúrgico), os seus diferentes tipos e as suas causas.

Próteses mamárias, que opções existem?

A principal causa atualmente é o cancro da mama, em que a intervenção cirúrgica é realizada quer como medida preventiva em mulheres com um risco muito elevado de se desenvolver esta doença, ou para mulheres que de facto já tenham sido diagnosticadas. 

 

Por definição, a mastectomia é a remoção total da mama podendo ser dividida em cinco tipos diferentes:

 

Mastectomia total:

A mama é removida na sua totalidade,  existe, ocasionalmente, remoção dos gânglios linfáticos e não é removido nenhum músculo abaixo do peito;

Mastectomia radical modificada:

Envolve a remoção  do tecido mamário e dos gânglios linfáticos e não é removido nenhum músculo abaixo do peito;

Mastectomia radical:

É removido todo o tecido mamário, os gânglios linfáticos e parte dos músculos da parede torácica abaixo do peito;

Mastectomia parcial

Remoção da parte cancerígena do tecido mamário e de algum tecido são que o rodeia;

Mastectomia subscutânea: 

Todo o tecido mamário é removido, mas o mamilo é preservado;

 

Existem outras causas menos ocorrentes, como é o caso de assimetria da mama na adolescente, que pela idade, não pode recorrer a cirurgia.

 

Mastectomia Simples e Mastectomia Radical Modificada.

Mastectomia Simples e Mastectomia Radical Modificada (Adaptado de IPO Lisboa)

 

O tratamento conservativo?

  • Fase Inicial
 

Numa fase inicial, no caso da remoção total ou parcial da mama, o tipo de prótese a utilizar são as próteses em algodão, que são muito leves e não interferem com a cicatrização dos tecidos. A sua finalidade passa por fornecer forma, simetria e melhorar a auto-estima durante o processo de reconstrução. No entanto, o seu uso deve limitar-se a um período máximo de 15 dias, pois devido à sua constituição em algodão poderá começar a existir descompensação do tronco.

Prótese Mamária em AlgodãoPrótese Mamária em Algodão Amoena

Prótese mamária em Algodão

  • Após cicatrização
 

Após a cicatrização total dos tecidos recomenda-se a utilização das próteses em silicone, uma vez que estas nos dias de hoje já estão sofisticadas ao ponto de se assimilarem cada vez mais à anatomia, tamanho e formatos da mama.

Existem próteses leves e ultra-leves (que ao contrário das próteses em algodão conferem o peso indicado à constituição da pessoa), que podem ou não aderir diretamente na pele (dependendo da fase de recuperação em que a pessoa se encontra), ou que possibilitem o seu uso dentro de água (na natação ou na praia).

prótese mamária em siliconeprótese mamária em silicone Amoena

Exemplo de prótese mamária em silicone (Fonte: Amoena Portugal)

 

Prótese mamária aderente à pelePrótese mamária aderente à pele Amoena

Prótese mamária aderente à pele (Fonte: Amoena Portugal)

 

As próteses que possibilitam o seu uso dentro de água evitam que seja necessário tirar a prótese, lavar, secar e voltar a introduzir no soutien, oferecendo uma solução perfeita para quem gosta de ir à piscina ou à praia, resistente ao cloro e ao sal do mar e com estrias na parte interior para melhor passagem da água.

Prótese mamária própria para uso dentro de águaPrótese mamária própria para uso dentro de água Amoena

Prótese mamária própria para uso dentro de água (Fonte: Amoena Portugal)

 

Como utilizar a prótese?

Juntamente com a prótese recomenda-se a utilização de um soutien apropriado, com um bom suporte, de forma a proporcionar o melhor conforto possível a cada paciente.

O soutien escolhido deve possuir internamente uma bolsa com é colocada a prótese, tornando-a invisível e perfeitamente adaptada. No caso das próteses para uso na água, existem também opções de biquínis ou fatos de banho que permitem a sua acomodação.

Soutien para colocação de prótese mamáriaSoutien para colocação de prótese mamária Amoena

Exemplos de Soutiens para colocação de prótese mamária (Fonte: Amoena Portugal)

 

Biquini para colocação de prótese mamária Fatos de Banho para colocação de prótese mamária

Exemplos de Fatos de Banho e Biquinis para colocação de prótese mamária (Fonte: Amoena Portugal)

 

Como saber qual o tamanho da prótese e soutien indicado?

 

É importante a toma de medidas sempre que pensar comprar um soutien novo pois ao longo do tempo o corpo vai sofrendo oscilações de volume e o tecido mamário e envolto é também afetado. As medidas indicadas são a medida do cós, que corresponde ao perímetro por baixo do peito, e a medida da copa, que corresponde ao comprimento desde o meio do esterno até ao centro da coluna, passando pela parte superior do peito.

Medidas para Soutien Amoena

Medidas para Soutien (Fonte: Amoena Portugal)

 

Depois de definido o tamanho do soutien, o tamanho da prótese é determinado tendo em conta a seguinte tabela (Fonte: Amoena Portugal)

Tamanhos das próteses

Apesar das consequências psicológicas que este procedimento acarreta às mulheres, é possível atualmente adequar a prótese a vários ambientes, não só proporcionando simetria e conforto, mas também pela possibilidade da escolha da prótese consoante os seus desejos e necessidades e desta forma melhorar a sua qualidade de vida.

 

É importante referir que se deve proceder a uma boa manutenção da prótese, ou seja, à limpeza diária e cuidada da mesma, mas também do próprio corpo do usuário (principalmente no caso nas próteses que aderem diretamente à pele).

 

Para a aquisição de qualquer prótese mamária e soutien é necessária a ajuda de um técnico especializado para a tiragem de medidas de forma a verificar-se o tamanho ideal. Nenhuma mulher é igual à outra e a importância do tamanho reside não só em termos estéticos e de auto-estima mas também no equilíbrio corporal.

 

Visite uma das nossas lojas e teremos todo gosto em contribuir para o seu bem-estar.

 

Para quem já passou por um período cirúrgico de mastectomia também indicamos a leitura de outro nosso artigo sobre linfedemas.

 

Fontes Bibliográficas:

  • https://www.breastcancer.org
  • Amoena Portugal

 

Próteses mamárias

Data: 20-07-2018

De: Sara

Assunto: Próteses à medida

Boa tarde,

Queria perguntar-vos se fazem próteses mamárias à medida. A minha avó foi operada há cerca de 40 anos e "escavaram" bastante a mama e por baixo do braço, o que torna difícil encontrar um soutien que assente bem e que não magoe hoje em dia. Seria preciso, portanto, uma prótese de tamanho grande com uma extensão que se adeque à parte debaixo do braço.

Muito obrigado,
Sara

Por favor responder para sara_p_02@hotmail.com

Novo comentário