O que é a almofada mimos?

01-02-2018 23:02

Almofada Mimos (Prevenção Plagiocefalia e Braquicefalia)

 

Nos primeiros meses o crânio do bebé, pode sofrer algumas deformações devido a pressões produzidas por factores externos, ou até mesmo devido a uma má posição fetal que causa o achatamento da cabeça do bebé, mesmo antes de nascer.

 

Deformações Cranianas 

 

A  deformação mais comum, a Plagiocefalia, é normalmente conhecida por se formar devido à posição supinada (barriga para cima), que é aconselhada pelos especialistas para prevenir a Sindrome da Morte Súbita (SMS) do lactente, mas que se não for controlada o bebé poderá adquirir más posições e criar o achatamento da parte posterior do crânio de um dos lados. O bebé cria a tendencia de manter a cabeça virada para um lado preferencial, causando a deformação.

 

Outra deformação comum é a Braquicefalia Posicional. Causada, por norma, pela mesma posição supinada mas neste caso o achatamento é uniforme e simétrico aumentando a largura da cabeça e encurtando-a lateralmente.

 

Mais rara, pode ocorrer também a Escafocefalia Posicional, que consiste num achatamento transversal da cabeça. Muito comum em  bebés prematuros, o crânio cresce apenas para cima, para a frente e para trás, causando um estreitamento do mesmo.

deformações cranianas: plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia

Este tipo de deformações se não forem corrigidas a tempo, poderão levar a problemas mais graves, como a necessidade de utilização de capacetes cranianos e às vezes é mesmo necessário uma intervenção cirurgica para corrigir. Felizmente, se atuarmos atempadamente conseguimos fazer uma correção de uma forma simples e tranquila para o bebé. Uma das formas de atuação na correção e até mesmo, na prevenção das deformidades cranianas é através da Almofada Mimos.

almofada mimos

Desenhada por engenheiros e aprovada por mais de 1000 pediatras, a Almofada Mimos reposiciona a cabeça do bebé, proporcionando um bom suporte do mesmo, nas situações em que o bebé está deitado durante muito tempo. Distribui as pressões de uma forma mais homogénea, diminuindo até 4 vezes a pressão por centimetro quadrado. 

distribuição de pressões almofada mimos

Constituida por uma estrutura tridimensional em poliester, permite a circulação de ar impedindo assim o sobreaquecimento da cabeça. Está certificada para poder estar em contacto directamente com a pele do bebé (Certificado Oekotex).

 

Certificado Oekotex

Conseguimos assim manter o bebé numa posição segura de impedimento de SMS, prevenindo assim que ocorram deforminades no crânio, mesmo estando na mesma posição durante algum tempo. Esta almofada ajuda também, usada precocemente (até aos 6 meses), na correção de deformidades já existentes. Se for para utilização para correção de deformidade, é importante o aconselhamento do seu pediatra, pois podem ser necessárias outro tipo de medidas para facilitar o processo.

 

Para uma boa utilização é importante posicionar na cabeça do bebé na cavidade da almofada, mantendo-o de barriga para cima. Esta almofada pode ser lavada, sem perder as suas caracteristicas, e pode ser utilizada com ou sem fronha. Se quiser colocar uma fronha, deverá utilizar a fronha adequada para a almofada mimos (vendida à parte) de forma a manter as suas carateristicas transpiráveis e respiráveis.

 

utilização da almofada mimos

Existem vários tamanhos disponiveis, consoante os meses e o perimetro craniano do seu bebé. Existe inclisivé uma almofada própria para usar o na cadeira de transporte, mais retangular e pequena para se ajustar melhor.

 

É importante alertar que poderá encontrar outras almofadas com formato idêntico mas as caracteristicas não são as mesmas. Só a Almofada Mimos foi certificada, testada e reconhecida por variados pediatras e neurocirurgiões.

 

Conheça os tamanhos disponíveis e preços da almofada mimos

 

O que é a almofada mimos?

Data: 07-03-2022

De: Dilvana Vieira De achaval

Assunto: Almofadas mimos

Boa noite, gostaria de conhecer melhor seus produtos e as indicações das almofadas pra cada alteração craniana grata

Novo comentário