Função do Capacete Protecção Craniano

10-05-2019 22:57

Capacetes Protecção Craniana

Capacetes Proteção Cranianos

Já reparou neste tipo de Capacete? 

E já se questionou sobre a função do mesmo?

 

Deformações Cranianas

        

         O número de deformações cranianas tem aumentado desde que se aconselha a colocar os bebés a dormir de barriga para cima. Isto de forma a diminuir o número de mortes causadas pelo Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL). Efetivamente, houve uma diminuição de mortes pelo SMSL, mas, consequentemente, houve um aumento de casos de assimetrias cranianas. Isto aliado ao uso abusivo de dispositivos como o carrinho de bebé, espreguiçadeira de bebé, entre outros, “obriga” os bebés a permanecer por muito tempo na mesma posição.

 

         No entanto, estas deformações podem iniciar-se ainda no útero em casos de fetos muito grandes, de gestações duplas, pelve materna muito pequena, útero pequeno, excesso ou escassez de líquido amniótico e até um aumento do tonus muscular do abdómen. Na maioria destes casos, as deformações resolvem-se em aproximadamente 6 semanas após o parto uma vez que a força deformacional é removida.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico das deformidades cranianas é clínico, sendo importante uma avaliação por parte do pediatra. Poderá recorrer-se a exames imagiológicos para confirmar/despistar outras hipóteses de diagnóstico, como por exemplo a cranioestenose.

 

         Aconselha-mo-lo(a) a consultar o pediatra se suspeitar de algumas alterações no crânio do bebé.

 

  • O primeiro passo para avaliar o formato da cabeça do seu bebé consiste em olhá-lo de cima para baixo. Se notar um achatamento num dos lados, se notar que a largura é muito maior que o comprimento e que a região posterior é achatada ou se a cabeça for longa e estreita alerte o pediatra.
 
Deformidades cranianas achatamento por cima
  • O segundo passo é observar a criança de frente. Repare se um olho é menor que outro ou o topo da cabeça é inclinado, se a cabeça é larga ou as proeminências acima das orelhas são os pontos mais proeminentes da cabeça ou se a cabeça é alta e estreita.
 
Deformidades cranianas - Frente
  • Por fim, observe a cabeça do bebé de perfil. A região posterior deverá ser arredondada, as orelhas deverão estar à mesma distância do ombro.
 

Deformidades cranianas  - Região posterior

Lembre-se que as alterações descritas podem estar presentes em vários graus de severidade, dependendo do comprimento do formato craniano.

 

Tratamento

 

Se a deformação for detetada precocemente (antes dos 3 meses de idade), o reposicionamento pode ter um resultado eficaz e ser tentado até o 5º ou 6º mês de vida. Para auxiliar na reposição e no alívio de pressões numa fase precoce, pode adquirir nas nossas lojas a Almofada Mimos.

 

A escolha da modalidade de tratamento é uma área ativa de pesquisas. A terapia com o capacete craniano é descrita como segura, sem interferências no crescimento do perímetro cefálico e tem sido utilizada cada vez mais. Já existem evidências de que este tratamento fornece resultados estatisticamente superiores na melhora da assimetria quando comparado ao reposicionamento ativo. 

 

Deformação Craniana

 

Deformação Craniana

 

Este artigo é feito à medida, por molde, e requer um acompanhamento durante a utilização para se proceder aos ajustes necessários. Questione os nossos técnicos em qualquer uma das lojas Universo Sénior ou visite o nosso Centro Técnico de Ortoprotesia.

 

Função do Capacete Craniano

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário