Meias de Compressão Desportivas

10-06-2018 20:08

Compressão Desportiva

 

Nos dias de hoje é possível observar cada vez mais a utilização de meias de compressão por parte dos atletas, este tipo de meias não é só uma moda ou tendência ao contrário do que muitas pessoas pensam. Estas meias de compressão são similares às que são usadas por pessoas com problemas circulatórios ou em situações pós operatórias, mas as ao nível desportivo elas são fabricadas num material mais resistente e com um grau de compressão diferente.

Meias de compressão Desportivas

 

A principal razão para utilizar meias de compressão no desporto é o facto de elas melhorarem o retorno venoso para o coração através de um impulso criado pela acção muscular mais eficiente dos gémeos, promovendo assim um aumento da capacidade de resistência do atleta.

 

As meias de compressão elásticas desportivas, vão quase até ao joelho e possuem zonas com diferentes compressões localizadas em áreas específicas, por exemplo, na região dos gémeos a compressão é mais elevada de forma a aumentar o aporte de oxigénio aos músculos, acelerando a remoção do ácido láctico estabilizando a musculatura, provomendo assim o aumento da sua eficácia. Esta compressão seletiva promove um maior equilíbrio e propriocepção e uma menor fadiga muscular.

 

Segundo diversas investigações científicas recentes, a compressão traduz-se por uma dose extra máxima de oxigénio para a musculatura.

 

Existem diversas teorias que fundamentam a utilização de meias compressivas, uma delas tem por base o retorno venoso, ou seja, o uso destas meias melhoram esse retorno uma vez que o sangue tem tendência a acumular-se ao nível das pernas, tanto na prática de exercício físico como em repouso. Deste modo, e tal como dito anteriormente, a compressão destas meias vai facilitar o retorno venoso e consequentemente a remoção de metabolismos recorrentes da atividade física, desta maneira a homeostase muscular é mais eficiente, melhorando a capacidade de resistência do atleta.

 

Uma outra teoria menos conhecida é a da vibração muscular. Quando um atleta está, por exemplo, a correr, os músculos e tendões do membro inferior são sujetiso a inúmeras forças de impacto (especialmente em superfícies irregulares ou rígidas). Esta vibração pode ser uma das causas de dor muscular tardia que muitos atletas relatam, desta forma as meias de compressão desportivas vão permitir uma maior estabilidade muscular e por conseguinte uma menor vibração e uma maior proprioceção.

 

As meias desportivas ajustam-se anatomicamente ao formato dos pés, têm um apoio especial no calcanhar, protegem a pele contra o atrito e irritações e auxiliam também na redução do odor.

 

Vantagens Meias de compressão Desportivas

 

Resumo das Vantagens e Evidências Científicas:

 
  • Aumento do aporte de oxigénio nos músculos;
  • Melhor retorno venoso;
  • Acelera o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;
  • Redução da vibração muscular, promovendo um maior equilíbrio e propriocepção;
  • Menor fadiga muscular;
  • Manuntenção da temperatura corporal (especialmente nas pernas);
  • Redução do risco de lesões e diminuição da dor muscular;
  • Correr mais rapidamente: o tempo de corrida pode ser encurtado em cerca de 5%;
  • Correr mais leve: demorando o mesmo tempo a correr, o esforço é aproximadamente 6% menor, uma vez que é utilizado menor trabalho muscular;
  • Recuperar mais rápido: a fase de regeneração é mais curta.
 
 

Tendo em conta todas as características e acima de tudo as vantagens que a utilização destas meias desportivas acarreta na performance de um atleta acho que é um dos investimentos a ter em conta para a pratica desportiva, tanto em termos de desempenho como de prevenção de lesões.

 

É importante salientar que estas meias de compressão tal como as mais comumente usadas devem ser adquiridas com base na compressão ideal e nas medidas de perímetro da perna e não com base no tamanho do pé.

 

Meias de compressão Desportivas CEP

 

Meias de compressão Desportivas

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário