Doença de Sever

23-08-2018 00:34

Doença de Sever (Inflamação do Tendão de Aquiles)

 

A doença de Sever, também conhecida como apofisite do calcâneo, trata-se de uma inflamação na apófise do calcâneo e é uma desordem óssea dolorosa que resulta da inflamação (inchaço) da placa de crescimento no calcanhar, que acomete crianças e adolescentes fisicamente ativos ocorrendo com maior frequência em indivíduos do género masculino.

 

dor Doença de Sever

O calcâneo (osso do calcanhar) desenvolve-se em duas partes. Até que haja a completa calcificação óssea, ocorrida entre os 8 e 16 anos de idade, ambas as partes são ligadas por uma cartilagem, as placas de crescimento ou placa epifisária, que é uma área no final de um osso em desenvolvimento, onde as células da cartilagem se transformam, ao longo do tempo, em células ósseas. Quando isso ocorre, as placas de crescimento expandem-se e unem-se, resultando no crescimento do osso.

 

Sintomas Doença de Sever

 

Durante o pico de crescimento da puberdade precoce, o calcâneo às vezes cresce mais rápido que os músculos e tendões das pernas. Isso pode fazer com que estes se tornem muito “apertados” e sobrecarregados, tornando o calcanhar menos flexível e comprimindo a placa de crescimento. O tendão de Aquiles é o tendão mais forte que se liga à placa de crescimento no calcanhar. Com o passar do tempo, o stress repetido (força ou pressão) no tendão de Aquiles, já estreito, danifica a placa de crescimento, causando o inchaço, sensibilidade e dor, que provoca um crescimento anormal do osso (muito parecido com a doença de Osgood Schlatter do joelho).

 

A doença de Sever também pode ser resultado de ficar muito tempo em pé, o que coloca uma pressão constante no calcanhar. Sapatos mal ajustados, que não fornecerem suporte ou acolchoamento suficiente para os pés ou friccionam a parte de trás do calcanhar, também podem contribuir para o desenvolvimento da inflamação.

Doença de Sever

A doença de Sever é a causa mais comum de dor no calcanhar em crianças e é frequentemente associada a um episódio de crescimento rápido. Em 61% dos casos é bilateral, e normalmente a dor piora com a atividade. Ocorre com maior frequência entre os 7 e 15 anos de idade, sendo que a maioria dos casos concentram-se entre os 10 e 14 anos.

 

Embora a doença de Sever possa ocorrer em qualquer criança, estas condições aumentam as probabilidades de isso acontecer:

  • Pronação do pé: (inclinação lateral interna do pé, ao andar), o que provoca tensão e torção do tendão de Aquiles, aumentando assim a sua tração na placa de crescimento do calcanhar
  • Arcada plantar plana (pé chato) ou alta (pé cavo), que afeta o ângulo do calcanhar no pé, causando tensão e encurtamento do tendão de Aquiles
  • Síndrome da perna curta (uma perna é mais curta que a outra), o que faz com que o pé da perna mais curta “dobre para baixo” para alcançar o chão, puxando o tendão de Aquiles
  • Excesso de peso ou obesidade, o que coloca pressão na placa de crescimento

 

As manifestações clínicas desta doença incluem:

  • Dor ou sensibilidade num ou nos dois calcanhares, geralmente na parte de trás. A dor também pode se estender para os lados e parte inferior do calcanhar, terminando perto do arco do pé.
  • Início gradual, insidioso, que piora com o exercício e alivia com o repouso
  • Inchaço e vermelhidão no calcanhar
  • Dificuldade em andar
  • Desconforto ou rigidez nos pés ao acordar
  • Desconforto quando o calcanhar é apertado, em ambos os lados
  • Coxear, ou caminhar na ponta dos pés, para evitar pressão no calcanhar

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base no histórico e manifestações clínicas apresentadas pela criança e por um exame clínico por parte do ortopedista e do fisioterapeuta. Embora exames radiográficos não possam evidenciar lesões na cartilagem, são úteis uma vez que podem excluir uma fratura óssea como a causa da dor.

 

Tratamento

O tratamento conservador engloba não só a limitação de atividades desportivas como também a utilização de calçado bem ajustado com elevação do calcanhar. Também poderão ser utilizadas palmilhas de amortecimento para o calcâneo e realizar-se crioterapia localizada. Poderá recorrer-se a medicação anti-inflamatória não esteróide.

 

 

Calçado de Criança

Doença de Sever

Data: 19-11-2023

De: Juliana Penha

Assunto: Dor no calcanhar

Meu filho tem 8 anos,e joga bola,de uns tempos pra cá ele reclama de dor na parte de trás do calcanhar e percebo que ele pisa torto no chinelo,e anda as vezes na ponta do pé, isso está afetando o seu desenvolvimento no futebol,isso tem cura?ele vai poder jogar bola normalmente?

Data: 26-06-2023

De: Daniela Silvério

Assunto: Dor

Bom dia,
Meu filho sofre com essas dores, desde os 07 anos. Hoje ele está com 12 anos e cada vez pior. Tem dias, que ele precisa tomar banho sentado, de tanta dor. O médico informou que chegando aos 14 até os 16 e continuar, talvez precise de cirurgia.
Ele sente dor também nas pernas (na panturrilha). Ele não brinca mais! Ele cresceu muito rápido, tanto que é do tamanho do meu esposo e maior que eu. Acredito que o crescimento rápido, realmente tenha facilado a piora das dores... É luta continua;

Data: 24-04-2023

De: marilene

Assunto: tratamentos doença de server

podemos usar laserterapia de baixa intensidade no tratamento ??

Data: 18-03-2022

De: Possível um Adulto ter essa doença?

Assunto: Doença de Sever

Fui avaliada pela ortopedia,realizei atendimento fislioterapicos,tais como alongamento, laser,ondas curtas obtive uma melhora pouco significativa, e o quadro reapareceu. Uso calçados com três centímetros de salto e abertos atrás.

Data: 09-05-2020

De: Marilene

Assunto: Dor no calcanhar

Gostei da dica
Amei

Data: 17-06-2019

De: Silvia regina fonseca

Assunto: Doença de sever

Minha filha tem dez anos e desde os oito sofre com dores no calcanhar,ja fez avaliação medica que confirmou essa doença.Me sinto impotente

Data: 15-07-2019

De: Rute Crispim

Assunto: Re: Doença de sever

Boa tarde Silvia, Não desespere. Traga a menina a uma das nossas lojas e um técnico vai aconselhar-lhe a melhor solução, ao nível de uma palmilha ortopédica feita por medida. Obrigada.

Data: 17-01-2020

De: Sandra Santos

Assunto: Re: Doença de sever

O meu filho também tem essa doença de Sever que inclusive já usa as botas Walter mas infelizmente já lhe está a dar nos dois joelhos tenho o meu menino a deixar de caminhar estou desesperada

Data: 09-08-2020

De: Thiago Cavalcanti

Assunto: Re:Re: Doença de sever

Boa tarde, Silvia.

Tenho 34 anos e tive fortes dores nos joelhos e calcanhares na adolescência, não fique preocupada pois logo passará, use palmilhas e reduza atividade física, no meu caso não parei com futebol nem com atividades, passei por tudo graças a Deus. Boa sorte.

Novo comentário