Ajudas na Alimentação

01-01-2017 11:05

Ajudas Técnicas à refeição

 

Ajudas técnicas no geral, o que são?

 

As ajudas técnicas são equipamentos indispensáveis à autonomia e integração de utentes com deficiência, dependência total ou parcial, permanente ou temporária. No âmbito da refeição existem vários tipos de ajudas adequadas para esse efeito. Estas ajudas permitem e possibilitam uma melhor qualidade de vida, maior autonomia, conforto e independência nas actividades diárias na refeição do idoso ou doente com mobilidade reduzida.

Qual é a importância das ajudas técnicas nas refeições?

  • As ajudas técnicas na refeição são fundamentais para a auto-estima de quem se encontra dependente, incentivando o utente a fazer por si próprio o que sem essas ajudas não conseguiria fazer.
  • Para percebermos em que casos se aplica, vai da sensibilidade do cuidador e/ou profissional de saúde decidir que ajudas são mais adequadas ao utente.
  • Nós somos especializados, nesta e noutras áreas, e podemos ajudá-lo a perceber e a mostrar que ajudas se adequam ao seu caso. Não hesite em entrar em contacto connosco para o ajudar.
 

Exemplos de ajudas técnicas à refeição:

  • Talheres: com várias configurações, com ângulos à esquerda ou à direita, flexiveis para adequar à necessidade do utente e com cabos mais largos para ajudar o utente a segurar com firmeza o mesmos.
 
talheres especiais anguladostalheres especiais flexiveis
  • Existem manápulas ajustáveis para quem não consegue agarrar nos talheres, que possibilitam a autonomia do utente.
 
manápulas ajustáveis colher manápula ajustável
 
  • Pratos e rebordos: Os pratos são dotados de bases antideslizantes, com um formato especifico para pessoas que só possam utilizar uma mão. Muitas marcas já permitem que os mesmos possam ser lavados na máquina da loiça e possam ir ao microondas. Os rebordos aplicam-se num prato comum para evitar que a comida salte para fora do prato.
 
 
rebordo para pratoprato com decliveprato com fundo inclinado
 
  • Copos: Existem vários modelos, consoante cada necessidade. Alguns deles possuem uma abertura na parte do rebordo para utentes que não possam inclinar o pescoço, esta abertura evita que o utente bata com o nariz no rebordo deixando o mesmo beber o liquido desejado. Existem outros com asas laterais e tampas com vários bocais reclináveis ou não, que permitem aos utentes com pouca mobilidade, que tremem muito ou acamados, possam beber os liquidos sem os entornar.
 
 
Copo de vidro transparente com tetinacopo ideal para quem tem artrite ou mobilidade reduzida da cabeça
 
  • Palhinhas e adapadores: Existem palhinhas com uma valvula anti retorno que impede que o utente ingira demasiados liquidos e ar. Existem também adaptadores para as palhinhas, ditas normais, fiquem fixas aos copos.
 
 
Palhinhas com válvula de retençãosuporte para palhinha
 
  • Utensílios para confecionar refeições: Para utentes que tenham limitações motoras, mas que ainda fazem uma actividade diária, neste caso como cozinhar, existem variadíssimas opções que lhes podem facilitar estas tarefas evitanto um stress diário na realização das mesmas.
 
 
Segura frigideiraSegura panela
 

Este adaptador é utilizado por utentes que só utilizam uma mão, evitando que o tacho ou frigideira caia para o chão ou para cima do mesmo.

 

sistema de preparação de alimentos
preparação de alimentos
 

Trata-se de uma tábua para utentes que só podem usar uma mão, com ventosas e com um adaptador que permite encaixar qualquer alimento ou utensilio que o utente precisa que fique fixo para o mesmo cortar, ralar, etc..

 

Faca com uma pega ergonómica
 

Facas com uma pega ergonómica recomendado para utentes com artrite ou problemas reumáticos.

 

girador de botões universal
 

Este girador universal é adequado para girar botões na cozinha e abrir portas com maçanetas.

 

Conheça o preço dos vários utensilios para ajudas de comer.

 

Suplementos hiperproteico e hipercalórico

  • Indicado para suprir as necessidades nutricionais, de quem não consegue alcançar as suas necessidades energéticas e proteicas com a alimentação habitual.
  • Aconselhado para doentes oncológicos, geriátricos, acamados com úlceras de pressão, pré e/ou pós operatório entre outros que necessitem desta forma de suplementação.
  • A perda de peso acontece por vários factores, nos idosos por falta de apetite, dentição, alteração no paladar, disfagia, boca seca e dietas restritivas. Nos doentes oncologicos está relacionada com os sintomas do tratamento, entre os quais, dor, dificuldade de deglutinação, naúseas, vómitos, falta de apetite, fadiga, boca seca alteração do paladar e diarreias.
  • A toma destes suplementos irão prevenir e tratar a perda de peso, tolerância aos tratamentos e do apetite. Irão proporcionar o aumento da  massa magra e força muscular, ingestão de proteína e energia, previne o dessenvolvimento de úlceras de pressão e aumenta a qualidade de vida.
  • A Universo Sénior trabalha em conjunto com a Nutricia Advanced Medical Nutrition que é uma unidade especializada do grupo Danone, por nos transmitir garantias e confiança, tanto para nós como para os nossos clientes.
 

Fortimel - Suplementos hiperproteico e hipercalórico

Fortimel  
  • Existe em morango, pessêgo-manga, chocolate, banana, café e baunilha.

 

Cubitan

Cubitan
  • Suplemento nutricional oral com hiperproteico, enriquecido em arginina e micronutrientes (Zinco, Vit. A, Vit. C, Vit. E).
  • Indicado para utentes com feridas crónicas como úlceras de pressão.
  • Existe e, baunilha, morango e chocolate.
 

Forticare alimentação oncológica

Forticare
  • Indicado para satisfazer as necessidades nutricionais de utentes oncológicos com ou em risco de malnutrição.
  • Aconselhado desde os primeiros sintomas de falta de apetite, alterações no paladar ou perda de peso.
  • Existe com sabor a capuccino, pessêgo-gengibre e laranja-limão.
 

Diasip

Diasip
  • Indicado para a satisfação das necessidades nutricionais de utentes com diabetes mellitus e/ou hiperglicemia.
  • Existe em morango, baunilha e capuccino.
 
 

A Nutricia possuí ainda outras suplementações, entre os quais espessantes, nutrição para sondas, doenças metabólicas, epilepsia e para utentes com alergias. Se quiser saber mais informações poderá contactar-nos através de email, telefone ou presencialmente em qualquer uma das nossas lojas.

 

Conheça o preço dos vários suplementos alimentares e nutriciais.

 

Ajudas na Alimentação

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário