Tendinite de pulso (Síndrome de Quervain)
Tendinites de Quervain
A tendinite, tenossinovite ou síndrome de Quervain é uma condição produzida pela irritação/inflamação dos tendões do punho acabando por afetar o polegar, mais precisamente os tendões do abdutor longo e extensor curto.
Esta geralmente associada à prática de uma atividade repetitiva, como no caso do desporto (golfe, ténis, jardinagem, canoagem) e em atividades mais laborais sendo por isso mais comum em trabalhadores manuais, artrite reumatoide e até mesmo ser desencadeada por uma fratura devido ao aumento de tensão nos tendões.
Atinge frequentemente a mão dominante, contudo existe casos bilaterais.
Sintomas
Os principais sintomas desta tendinite são essencialmente dores que surgem de forma súbita e gradual no bordo externo do punho, irradiando posteriormente para o polegar e antebraço dificultando ao doente a localização de um ponto específico de dor.
A dor intensifica-se quer com o movimento da mão e do polegar (especialmente quando segura num objeto ou se torce fortemente o pulso) como na palpação do local.
A irritação do nervo que serve de apoio por cima da bainha do tendão pode causar dormência na zona anterior ao dedo polegar e dedo indicador.
Tratamento
O tratamento consiste na eliminação da inflamação dos tendões de forma a haver um alívio da dor e recuperação dos movimentos.
Normalmente para tal utiliza-se ortóteses de imobilização de pulso e polegar ou somente ortóteses de imobilização do pulso de forma a cessar durante um período de tempo a atividade repetitiva e a sobrecarga sobre o polegar que originou a tendinite.
Por vezes também o médico pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios para complementar o tratamento com a ortótese imobilizadora.
Ortóteses imobilizadoras de Pulso e dedo
Ortóteses de pulso
Tendinite de pulso
Não foram encontrados comentários.