Tendinite de pulso (Síndrome de Quervain)

07-08-2017 18:30

Tendinites de Quervain

 

Tendinites

 

A tendinite, tenossinovite ou síndrome de Quervain é uma condição produzida pela irritação/inflamação dos tendões do punho acabando por afetar o polegar, mais precisamente os tendões do abdutor longo e extensor curto.

 

Esta geralmente associada à prática de uma atividade repetitiva, como no caso do desporto (golfe, ténis, jardinagem, canoagem) e em atividades mais laborais sendo por isso mais comum em trabalhadores manuais, artrite reumatoide e até mesmo ser desencadeada por uma fratura devido ao aumento de tensão nos tendões.

 

Atinge frequentemente a mão dominante, contudo existe casos bilaterais.

 

Sintomas

 

Os principais sintomas desta tendinite são essencialmente dores que surgem de forma súbita e gradual no bordo externo do punho, irradiando posteriormente para o polegar e antebraço dificultando ao doente a localização de um ponto específico de dor.

A dor intensifica-se quer com o movimento da mão e do polegar (especialmente quando segura num objeto ou se torce fortemente o pulso) como na palpação do local.

 

A irritação do nervo que serve de apoio por cima da bainha do tendão pode causar dormência na zona anterior ao dedo polegar e dedo indicador.

Tendinites de Quervain

Tratamento

O tratamento consiste na eliminação da inflamação dos tendões de forma a haver um alívio da dor e recuperação dos movimentos.

 

Normalmente para tal utiliza-se ortóteses de imobilização de pulso e polegar ou somente ortóteses de imobilização do pulso de forma a cessar durante um período de tempo a atividade repetitiva e a sobrecarga sobre o polegar que originou a tendinite.

 

Por vezes também o médico pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios para complementar o tratamento com a ortótese imobilizadora.

 

Ortótese imobilizadora de Pulso Marca ORLIMANOrtótese imobilizadora de Pulso e polegar Medi

Ortóteses imobilizadoras de Pulso e dedo

 

Tendinite de pulso

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário