Qual a melhor cama hospitalar articulada? (3 opções)

29-07-2014 17:52

Qual o melhor modelo de cama articulada hospitalar?

 

As camas articuladas hospitalares, estão preparadas para receber utentes que necessitem de cuidados especiais temporários ou permanentes. Contudo, para proporcionar as melhores condições quer ao utilizador quer ao cuidador responsável, há ter em conta vários fatores na escolha de uma cama articulada:

  • O Perfil do Utilizador
  • O Tipo de Utilização
  • O espaço em que vai ser acomodada a cama articulada
  • Perfil do cuidador
 

Perfil do utilizador:

O estado de saúde do utilizador é muito importante para definir as características necessárias na cama:

 

Articulação do estrado na zona da cabeceira
  • Importante em utilizadores com problemas respiratórios pois a elevação irá facilitar a respiração;
  • Em pós operatórios da coluna vertebral, facilitando o posicionamento e  as entradas e saídas da cama;
  • Facilidade na alimentação e nas atividades da vida diária, neste ponto o beneficio é tanto para o utilizador como para o cuidador.
Articulação do estrado na zona dos pés
  • Fundamental para auxilio ao retorno venoso, especialmente em indivíduos acamados por períodos prolongados de tempo;
  • Ajuda também no posicionamento do utilizador, de forma a evitar sobrecargas de pressão.

 

A altura e peso do utilizador são informações necessárias para definir tipo e dimensões da cama, isto é no caso de utilizador obeso além da estrutura da cama suportar maior peso, também a largura da cama é maior face à medida standard.

 

Não só o estado físico do utilizador influencia as características da cama, também o estado psicológico e o grau dependência pode determinar, por exemplo a utilização de grades laterais, quer para impedir a saída do utilizador da cama sem supervisão, quer para evitar quedas.

 

Tipos de utilização:

  • Doméstica
  • Institucional (Lares ou Residências de repouso, etc): Neste caso especifico é necessário  escolher uma cama com uma estrutura mais resistente e materiais anti bacterianos.
 

Características do espaço

  • Dimensões do quarto;
  • A existência de tomadas elétricas e fio de terra (recomendado);
  • Disposição da mobília, para facilitar os cuidados.
 

Perfil do Cuidador

 

Apesar de por vezes se requerer a presença de um profissional, este não presta um cuidado continuo, apenas algumas horas por dia para garantir a prestação de cuidados mais específicos. As restantes horas são asseguradas por um familiar próximo, normalmente o cônjuge ou filhos. Considerando a  faixa etária da maioria dos indivíduos acamados rondará os 70-90 anos, podemos concluir que a maioria dos cuidadores têm acima dos 50 anos de idade.

Desta forma é essencial na escolha de uma cama articulada, considerar não só o conforto do utilizador mas também todas as rotinas diárias que o cuidador desempenha de forma a que facilitar a exigente tarefa que é o cuidado de um individuo acamado.

 

Características e diferenças das camas articuladas hospitalares:

 

A principal característica, e a que influencia mais o preço, é a diferença entre ser uma cama articulada manual, elétrica sem elevação ou elétrica com elevação em altura.

 

Cama Articulada Manual

 

A cama manual permite articular o estrado com recurso a dispositivos mecânicos (manivelas) localizado aos pés da cama. De todas as opções, esta é a mais económica, mas o utilizador fica dependente de terceiros para poder articular a cama.

 

Cama Articulada Manual

 

Cama Articulada Eléctrica

 

A Cama articulada eletrica,apenas o estrado e eletricamente articulado com o recurso a um comando de controlo permitindo assim , articular a zona do tronco e joelhos através da força de um motor incorporado na mesma. Tem a vantagem de o utilizador mesmo deitado na cama, conseguir controlar através do comando a posição que pretende da cama.

 

Cama Articulada Eléctrica com guardas lateraisCama Articulada Eléctrica

 

Cama Articulada Eléctrica com elevação

 

Uma ferramenta básica para o cuidador é o sistema de elevação total do estrado da cama, a cama de elevação tem também funcionamento eléctrico como a anterior, contudo tem a característica de também electricamente fazer a elevação de todo o estrado da cama na vertical, na medida em que para o cuidador  permitindo auxiliar o levantar e deitar do utilizador, assim como facilita ao cuidador a prestação dos cuidados de higiene e alimentacao. Este modelo de cama é bastante resistente e tem uma manutenção reduzida, tornando-a duradoura e económica ao nível de manutenção.

 

Cama Articulada Eléctrica com elevaçãoCama Articulada Eléctrica com elevação reclinada

 

Cama Articulada com elevação em tesoura

Cama articulada com elevação em H

 

Cama Articulada com elevação em tesoura

   

Cama articulada com elevação em H

 

A elevação é produzida sobre o centro da cama, através de um carro de elevação com sistema de tesoura, isto é o embolo do motor está posicionado na diagonal. Toda a elevação é efectuada sobre o centro da cama havendo menor distribuição de cargas.

O modelo de estrado apresentado na imagem é constituido por  réguas em polimero de fibra, que facilita a higiene e reduz o risco bacteriologico, indicado para o uso em lares ou instituições.

O sistema de elevação está instalado na cabeceira e peseiro da cama, há portanto uma maior distribuição do peso do utilizador sobre a estrutura de elevação, é por isso uma elevação mais estável.

 

A estrutura em madeira permite que a cama se enquadre esteticamente num domicilio.

 

É importante que durante a articulação das secções da cama/leito, deverá existir o cuidado com o paciente, outras pessoas ou objetos para que não fiquem presos durante o movimento entre as partes móveis e as partes fixas.

 

Para além destes  modelos de camas, existem também camas adaptadas para pacientes com Alzheimer

 

A cama Alzheimer foi desenvolvida especialmente para lares de repouso ou para uso doméstico. Adaptada para o tratamento de indivíduos em posição deitada que perderam independência motorizada, temporária ou permanentemente, e que correm o risco de cair da cama. Contém um estrado elétrico de altura variável tipo tesoura rebaixado, dividido em 4 planos sendo 3 articulados por motor , acionando o comando e com regulação de altura de 25 a 71 cm. É o modelo de cama articulada com a menor altura do estrado ao chão.

cama articulada para doentes de Alzheimer

A oferta de modelos de cama articulada existentes garante que, com uma correta analise das condições físicas e psicológicas do utente em conjunto com as necessidades do cuidador na assistência, a cama seja totalmente adaptada ao ambiente e aos indivíduos que dela vão fazer uso, pois é a cama que se deve adaptar ao utente e não o inverso.

 

Desde o material constituinte do estrado ao sistema de articulação ou elevação associado depois a uma adequada escolha de colchão permite ao paciente usufruir de um conforto e segurança aproprido às suas necessidades.

 

Como escolher a cama articulada ideal

 

Para escolher a melhor cama e colchão a utilizar, deverão ser tidos em conta vários aspetos:

  1. O estado de saúde e mobilidade do utilizador, 
  2. Se vai depender de terceiros ou não, 
  3. Características\Perfil do cuidador, 
  4. O espaço em que vai ser acomodada a cama articulada
  5. O tempo de utilização, 
  6. O número de cuidadores,

 

O ideal nestes casos é aconselhar-se com os técnicos de saúde, que consoante todos esses dados irão aconselhar a melhor cama e colchão a utilizar.

 

Conheça as várias opções e preços de camas articuladas hospitalares

 

Existem vantagens de alugar uma cama hospitalar:

 

1. Se a utilização for para períodos curtos < 4 meses

2. Oportunidade do utente ver se se adapta a uma cama articulada, antes da compra

3. O cuidador principal verificar se a cama corresponde às suas necessidades

4. Não tem custo de manutenção do produto

 

 

O serviço de aluguer de camas articuladas (manuais, elétricas e de elevação) da Ortopedia Universo Sénior, é realizada com equipamentos novos e em perfeitas condições de usabilidade, higiene e de segurança.

 

Os equipamentos são permanentemente atualizados, após um determinado tempo de aluguer, a Ortopedia Universo Sénior, vende em 2º mão ou cede os equipamentos a instituições de solidariedade social, acção de responsabilidade social que pretendemos ter para com a sociedade Portuguesa, com especial incidência na população sénior com baixos recursos.

 

Qual a melhor cama hospitalar articulada? (3 opções)

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário