O que é a Espondilólise (Espondilolistese)?

02-05-2018 14:53

Espondilólise – Espondilolistese

 

A espondilólise é um defeito na pars articularis da vértebra com descontinuidade óssea do segmento intervertebral. A progressão do defeito pode resultar em espondilolistese, ou seja, o deslizamento de uma vértebra sobre a outra.

Espondilólise entre a vertebra L5 e a S1

 

De acordo com alguns estudos, 50 a 81% dos casos de espondilólise estão associados a espondilolistese. A ocorrência da espondilolistese é maior na coluna lombar, principalmente entre os níveis L5-S1.

 

Espondilolistese na coluna lombar

Tipos e causas da espondilolistese

Os factores que causam a espondilolistese definem qual é o seu tipo. Assim, são determinadas 5 categorias diferentes:

  1. Degenerativa: causada por alterações na coluna pelo processo de envelhecimento. Pode ser mais comum em mulheres, normalmente atingindo a região lombar;
  2. Ístmica: formada por defeito vertebral ou má formação. Pode aparecer mais em crianças e adolescentes;
  3. Traumática: gerada por quedas e acidentes que resultam em fraturas ou traumas na região, levando ao deslizamento das vértebras;
  4. Displásica: costuma ocorrer na região lombar, entre as vértebras L5 e S1. Pode ser mais comum em adolescentes e acontece quando os ossos não suportam a força exercida e deslizam;
  5. Patológica: mais rara, é resultado de uma doença óssea ou tumor na região.
 
 

De acordo com alguns estudos, a incidência da espondilólise está relacionada com a:

  • idade, 
  • herança genética, 
  • género, 
  • raça 
  • nível de atividade. 
 

Manifesta-se frequentemente durante a fase de crescimento, dos 8 aos 20 anos, sendo que o risco diminui na meia idade, aumentando novamente entre os 60 e os 80 anos.

 

Também as atividades que requeiram hiperextensão ou hiperflexão da coluna lombar aumentam o risco das duas condições de espondilólise e espondilolistese. 

 

Algumas das atividades que apresentam uma elevada incidência das duas patologias são, por exemplo:

  • a ginástica, 
  • o futebol, 
  • o mergulho,
  • a luta, 
  • o levantamento de peso 
  • e o remo.

Espondilólise - Espondilolistese

Quais os principais sinais e sintomas?

Geralmente, a espondilolistese é assintomática. No entanto, pode manifestar-se dor lombar e até mesmo ciática bilateral até às nádegas ou face posterior das coxas. A dor poderá ser leve ou moderada, exacerbando-se com movimentos de extensão e rotação.

 

A progressão da patologia pode resultar em tensão dos isquiotibais, na retroversão da pélvis, na fraqueza dos músculos abdominais e em postura flexionada da anca e joelhos. Também a marcha se pode apresentar alterada, nomeadamente, com os membros inferiores rígidos, passos curtos e rotação pélvica.

 

A espondilolistese é ainda dividida em graus e de acordo com a gravidade do deslizamento:

 

  • Grau I (25%), 
  • Grau II (50%), 
  • Grau III (75%) 
  • Grau IV (deslizamento total)

 

Graus da Espondilólise

Tratamento

Inicialmente, quer na espondilólise quer na espondilolistese o tratamento é conservador.

Na maioria dos casos sintomáticos de espondilólise e espondilolistese o tratamento conservador é recomendado para redução da dor, restauração da amplitude de movimentos e da função e para o fortalecimento e estabilização dos músculos espinhais.

 

Geralmente cessam-se as atividades desportivas prejudiciais e pode recorrer-se a uma ortótese toraco-lombo-sagrada para suporte da coluna. O objetivo da ortótese é a prevenção do movimento da fratura por stress e proporcionar a cicatrização óssea no defeito.

 

Além da ortótese, poderá ser aconselhado um programa de fisioterapia, com exercícios de alongamento e fortalecimento.

Geralmente, o tratamento cirúrgico para a espondilólise engloba os indivíduos que não respondem ao tratamento conservador.

 

É importante referir que cada caso é um caso e que é importante consultar um médico de forma a determinar correctamente a patologia e, dessa forma, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Conheça as soluções e preços das cintas lombares e sacro lombares

 

Cintas Lombares e SacroLombares

O que é a Espondilólise (Espondilolistese)?

Data: 26-08-2023

De: PEDRO GLEISON SILVA DE OLIV EIRA

Assunto: DOENÇAS DA MINHA COLUNA

Bom dia meu nome nome é pedro gleison sou de Brasília df, foi diagnosticado com anterolistese grau l de L5 secundária á espondiloses á direita. Degeneração distal em L5-S1 com pequeno abaulamento distal, sem exercer compressão dural ou radicular. Lombalgia aguda, passaram o tratamento de fisioterapia e fortalecimento muscular. Gostaria de saber eu posso comprar essas cintas lombares antes de iniciar o tratamento.

Data: 16-03-2022

De: Alessandra Lourenço wanderley da costa

Assunto: Doenças da minha coluna

Tenho espondiolistese grau 1, espondilolise istmica, discoartrose , profusão discal, escoliose lombar e cervical, sinto muita dor nos gluteos , nem com o sulfato de morfina param as dores, fora a fraqueza nos braços , mãos , pernas e pés, não sei o que fazef

Data: 30-06-2023

De: Adriana bozio mores

Assunto: Re:Doenças da minha coluna

Boa noite Alessandra Lourenço tudo bem com vc.Sou massoterapeuta trabalho com pai Antonio Ismael Bozio massoterapeuta 30 anos de profissão trabalhamos com método conservador , nossa especialidade em coluna caso queira se tratar conosco ligue para 45 999020890 .cascavel PR.

Novo comentário