O que é a Artrite Reumatóide?

28-10-2019 21:30

Artrite Reumatóide (AR)

 
Artrite Reumatóide (AR)

Definição

Doença reumática infamatória, crónica, progressiva e de carácter auto-imune que segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia é “ a inflamação das articulações que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular”.

 

Artrite Reumatoide articulações afectadas

Afeta primeiramente as articulações das mãos e dos pés podendo progredir para ombros, cotovelos, ancas e joelhos.

 

Artrite Reumatóide mãosArtrite Reumatóide pés

Artrite Reumatóide mãos                                                                       Artrite Reumatóide pés

 

É uma doença de causa desconhecida, mas, que se encontra associada a um processo inflamatório ao qual o próprio organismo atua contra o próprio tecido. Tem como fatores de risco as infeções, alterações genéticas e alterações hormonais, o risco de ser heriditária é baixo.

 

É predominante no sexo feminino afetando-o na idade entre os 30 e os 60 anos de idade

Em Portugal afeta 0,8 a 1,5% da população (40 000 pessoas). A ocorrência global de RA é duas a quatro vezes maior em mulheres do que em homens. Com o pico de incidência nas mulheres após a menopausa.

 

      mão normal                  mão com artrite reumatóide

mão normal vs mão com artrite reumatóide

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é da maior importância, logo a história que o doente conta ao médico ser de vital importância para o médico descobrir o diagnóstico. O médico deve questionar pelo tipo de dor que no caso da AR é mais intensa de manhã, se existe ou não febre baixa ou cansaço, como começou, se existe ou não uma causa conhecida, se tem ou não rigidez nas articulações de manhã e principalmente em que articulações se sente dor, inchaço, calor e vermelhidão.

 

Sintomas

Como Sinais e Sintomas de alerta para a AR manifestam-se:

  1. A rigidez articular nomeadamente de manhã, limitando gestos diários como calçar os sapatos, agarrar uma caneta ou simplesmente abrir uma porta. 
  2. Podemos também estar presente do processo inflamatório da AR quando verificamos inchaço das articulações, estando também quentes. 
  3. O cansaço físico, perda de peso e febre podem ser indicadores que estamos perante AR.

 

Artrite reumatóide

 

Tratamento

Não existe propriamente uma cura, mas podemos aliviar e melhorar a qualidade de vida da pessoa com AR.

  • Exercício físico regular com fortalecimento muscular em torno das articulações; 
 
      bolas de reabilitação
 
 
  • A prática de natação e hidroginástica;
 
 

natação e hidroginástica

 

  • Fazer calor e frio (compressas quente e frio), que permitem aliviar e relaxar a dor e diminuir os espasmos musculares;

compressas de calor e frio

 

 

imobilizador ambidestro tala semi rígida palmar.tala imobilizadora

 

calçado de conforto Arcopedico com velcrocalçado de conforto l5

  • Existir um cuidado especial com a Alimentação pode ajudar a reduzir as dores da Artrite Reumatóide, bem como existem alimentos a evitar.
 Alimentos a considerar

Frutas vermelhas - frutas rica em antocianina, substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. p.e: cerejas, morangos, romãs, mirtilhos, amoras.

Abacate - Rico em luteína, substância que combate a ação de radicais livres que em excesso podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a artrite reumatoide. Além disso o abacate tem vitamina E um micro nutriente que tem efeito anti-inflamatório.

Verduras verdes - brócolos, espinafres e couves são fontes antioxidantes, como vitaminas A, C e K. Por serem ricas em cálcio, agem também na proteção dos ossos.

Azeite - rico em gorduras mono insaturadas, contém compostos ativos que estão associados à redução dos danos articulares causados pela artrite reumatoide.

Oleaginosas - gorduras de boa qualidade, ajudam na proteção das articulações. p.e: amêndoas, nozes e pistachos.

Cebola, alho e pimenta - a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola. As pimentas, são exelentes fontes de vitamina C.

Peixe - O Ómega 3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória. Peixes de águas frias, como atum, sardinha, cavalinha, truta ou anchova.

Alimentos a evitar

Sal e açúcar - Consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

 

  • Anti-inflamatórios p.e: ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, têm indicação para o tratamento sintomático da inflamação na AR, contribuindo para aliviar os sinais e sintomas desta.
 
 

Equipamentos e utensílios para facilitar o dia à dia

 
  • Produtos com teclas grandes e largas, p.e: computador ou telefone, prefira os que apresentarem botões e teclas maiores;
telefone teclas grandes
 
abre frascosabre garrafasabre tampas
abre frascos                                              abre garrafas                                                    abre tampas
 
  • Nos períodos de crise deve trocar os utensílios de vidro por utensílios de plástico dos copos aos pratos. O computador pode ser muito util, pois é mais fácil ler um artigo de jornal no ecrã do pc, que ter que folhear as páginas de um jornal. 
 
 

 

O que é a Artrite Reumatóide?

Data: 24-10-2022

De: Dóris Cavalcanti

Assunto: Sugestão de produto

Tenho Artrite reumatoide e vejo no grupo de AR no qual participo que nosso grande problema é encontrar um imobilizador conjunto para pulso+polegar+indicador que são muito afetados ao mesmo tempo devido ao usa mais frequente.
Temos que usar um para pulso e polegar e outro para o dedo indicador quando o ideal seria uma peça interira que imobilizasse pulso, polegar, indicador e também o dedo médio junto pois o movimento dele faz doer o indicador.
Parece estranho, mas faz muita diferença para ter os dedos anelar e mindinho livres que aprendemos a utilizar e também até mesmo para não suar muito a mão.

Novo comentário