Nebulizador para que serve?

24-05-2016 16:23

Nebulizadores

Nebulizador

O que é um nebulizador?

 

Os nebulizadores são dispositivos que produzem um aerossol, um gás que contém uma suspensão de matérias sólidas ou líquidas, sob a forma de partículas muito finas. O tratamento com recurso a nebulizadores é conhecido como aerossolterapia (terapia de nebulização), e consiste na administração de fármacos por via inalatória, recomendada principalmente no tratamento de doenças das vias aéreas superiores e dos pulmões estais como: doença pulmonar obstrutiva crónica, Bronquite, Bronquiolite, Bronquiectasia, pneumonia e tosse simples.

 

Os nebulizadores podem ser utilizados com aplicadores bocais ou máscaras. Os primeiros apresentam maior eficácia e por isso devem ser considerados sempre que possível. Contudo em bebés e crianças mais pequenas que ainda não colaboram, podem utilizar-se as máscaras. É importante mencionar que tanto o uso do medicamento, quanto a inalação, devem ser feitos com a orientação médica, o que garante um tratamento saudável e seguro.

 

O aparelho de nebulizador completo contém uma máscara, o copo nebulizador, o tubo compressor e o próprio compressor.

 

Para que são utilizados os Nebulizadores?

 

 Os nebulizadores são utilizados em situações especificas tais como:

  • Administração de determinados medicamentos, que apenas devem ser administrados usando sistemas de nebulização.
  • Em caso de agravamento de problemas respiratórios, permitindo uma estabilização mais rápida do doente.
  • Quando os doentes não colaboram ou não conseguem utilizar outros dispositivos inalatórios.
 

Quais os benefícios de utilização do nebulizador?

 

benefícios da utilização do nebulizador

 

A utilização do nebulizador  é a forma eficaz de tratar doenças respiratórias. Os nebulizadores podem também ser utilizados apenas para a administração de soluções,sem recurso a medicamentos. O soro fisiológico é a solução mais utilizada, indicada sobretudo para humidificar as vias aéreas e/ou fluidificar as secreções.   

 

Existem ainda os seguintes benefícios:

  • Administração eficaz de medicamentos

O nebulizador é responsável por transformar em vapor, medicamentos líquidos. A inalação dessas substâncias está relacionada a uma administração mais eficiente porque o vapor vai direto para o pulmão, aumentando a sua eficiência e atuação.

Sem a sua utilização, o medicamento necessitaria de ser  processado pelo corpo e demoraria mais tempo para chegar ao sistema respiratório. Para casos de asma ou bronquite, por exemplo, é importante que exista essa velocidade no tratamento e nos resultados.

  • Prevenção e bem-estar

O uso do nebulizador algumas vezes ao dia promove um alívio nas cordas vocais durante momentos de rouquidão; porque as hidrata. Isso evita possíveis desgastes na garganta, que são refletidos na voz. Ele é bastante utilizado, inclusive, por profissionais como cantores e professores que fazem uso da voz de forma contínua.

Além disso, ao conviver diariamente com a poluição dos grandes centros urbanos, o uso do nebulizador pode prevenir doenças respiratórias e a sensação de secura da garganta. Ou seja, o nebulizador não serve apenas para tratamento de doenças, é também  um aparelho preventivo.

  • Facilidade de uso

Um dos melhores benefícios do nebulizador é a facilidade de manuseio e de uso do aparelho. Como ele funciona de forma contínua, ou seja, não é preciso que exista um cuidado com pausas durante a respiração e inalação de remédios. Além disso, eles podem ser usados sem critério de idade, são perfeitamente adaptáveis.

  • Redução de efeitos colaterais

Ingerir medicamentos por via oral é um ato comum, mas é preciso frisar que essa administração pode gerar efeitos colaterais que são reduzidos por meio do uso do nebulizador.

Dores de cabeça, taquicardia, aumento da pressão arterial e suscetibilidade a infeções são alguns efeitos colaterais que têm seu risco reduzido através da inalação.

 

Medicamentos mais utilizados em aerossolterapia:

 

Existe uma série de medicamentos que podem ser usados nos nebulizadores, mas é importante que um médico ou um especialista acompanhe o caso e promova todo o direcionamento.

  • Broncodilatadores: dilatam as vias aéreas
  • Beta2-agonistas
  • Anti-inflamatórios esteroides  (corticosteroides)
  • Anti-inflamatórios: diminuem a inflamação das vias aéreas
  • Mucolíticos: atuam sobre a solidificação das secreções
  • Antibióticos: combatem a infeção
  • Soro fisiológico
  • Antifúngicos e iloprost
  • Soro hipertónico,
 

Outros componentes também podem ser utilizados, como os chás de ervas, como por exemplo: eucalipto, casca de laranja, de limão e de camomila. É necessário que a mistura esfrie antes de iniciar a nebulização, evitando queimaduras por altas temperaturas.

 

Tipos de nebulizadores

 

Atualmente estão disponíveis três tipos básicos de nebulizadores, que diferem no modo como produzem o aerossol: pneumáticos, ultrassónicos e, mais recentemente, eletrónicos.

A escolha deve ter em conta a localização do problema respiratório, bem como o medicamento a administrar. Portanto é importante que obtenha a recomendação de um profissional de saúde.

 

Diferença entre um nebulizador e um inalador?

nebulizador                                                   inalador 

 

Os dois aparelhos possuem, na prática, a mesma função, que é promover a inalação de medicamentos até que eles cheguem ao pulmão e penetrem nos brônquios, proporcionando um tratamento rápido e eficaz. Entretanto, a diferença principal está no tamanho. O inalador é mais prático e menor, podendo ser carregado com facilidade. Já o nebulizador é um aparelho maior e mais pesado, normalmente utilizado em casa.

 

Como escolher o melhor nebulizador?

 
  1. Para escolher um modelo é preciso levar em conta algumas características que tornam um nebulizador melhor que os outros. É recomendado que se opte por um modelo que tenha máscara flexível, de preferência de plástico, para evitar desconfortos, principalmente se o nebulizador for utilizado por crianças e bebés.
  2. A mangueira é um item necessário, porque ela permite melhor manuseio e facilita, inclusive, a inalação. Além disso, para crianças e bebés é aconselhável que o modelo de nebulizador seja silencioso porque evita desconfortos causados pelo barulho.
  3. Um nebulizador que tem reservatório de soro com pequenos copos descartáveis é outro aspeto que deve ser levado em conta uma vez que ,facilita a limpeza e manutenção do equipamento.
  4. Por fim, um nebulizador que seja ultrassónico é importante porque, ele produz uma névoa ainda mais fina que um nebulizador comum. Essa característica é essencial para que o medicamento  seja inalado com mais facilidade e eficiência, o que garante resultados quase imediatos.

 

Cuidados básicos a ter em conta na utilização do nebulizador :
  • Higienizar as mãos antes de instalar o fluxômetro e testá-lo;
  • Verificar as condições gerais do aparelho e dos acessórios. Após um período prolongado sem utilização, lave, desinfete, e se necessário, substitua as máscaras, bocais e tubos.
  • Conecte o nebulizador com a máscara ou bucal (através do tubo).
  • Prepare a nebulização de acordo com a indicação do médico.
  • Inicie a nebulização. Respire lentamente até terminar (cerca de 10 a 15 minutos).
  • Após a nebulização, bocheche e gargareje com água e deite fora.
  • Trocar a água do nebulizador 6/6hs, desprezando toda a água do copo
  • Identificar o nebulizador com adesivo (data, hora e volume)
  • Trocar o conjunto a cada 24 horas.
  • Limpe cuidadosamente o equipamento e armazene-o num lugar seco até à próxima utilização.
 

Conclui-se que, uma utilização correta do nebulizador, pode fazer diferença na sua saúde e de toda a sua família.

 

Verifique os nossos melhores modelos e preços de nebulizadores.

 

Nebulizador para que serve?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário