Dor Lombar (Lombalgia)

24-03-2016 23:31

Lombalgia

Lombalgia

 

Lombalgia é conhecida popularmente como dor lombar e define-se como o conjunto de patologias dolorosas que ocorrem na região lombar, consequente de alguma anormalidade nessa área.

 

As causas da lombalgia incluem fatores congénitos, atividades profissionais que requeiram esforço excessivo ou postura inadequada, obesidade, sedentarismo, stress, trauma, gravidez, alterações degenerativas da coluna vertebral, desvios posturais, atividade física excessiva ou inadequada, entre outras.

 

Classificação das Lombalgias:

  • agudas (duração inferior a 4 semanas), 
  • subagudas (duração entre 4 a 12 semanas) 
  • crónicas (duração superior a 12 semanas) consoante a duração das queixas, podem ser altas ou baixas.

 

As dores lombares acarretam desvios posturais. Dependendo do tipo de lombalgia a dor pode irradiar-se desde a parte inferior das costas para um membro inferior.

 

O principal objetivo do tratamento é acelerar a recuperação de modo a proporcionar o retorno às atividades diárias laborais e de lazer do indivíduo e a prevenção da cronicidade.

 

Tratamento

 

A lombalgia é um problema facilmente curável e o seu tratamento é bastante simples. É importante que antes de se iniciar qualquer tipo de tratamento se identifique a causa que levou ao problema e a partir daí o médico irá determinar qual o tratamento mais aconselhado e eficaz tendo também como foco a prevenção.

 

Posto isto, existem das diversas técnicas de tratamento, entre elas:

  • Alongamento: Tem como objetivo melhorar a condição física, fortalecendo a musculatura na região lombar, e a flexibilidade corporal;
  • Fisioterapia: Através de exercícios visa a restauração da força e função muscular;
  • Acupuntura: Através de agulhas colocadas em pontos específicos do corpo, auxilia no alívio da dor bem como no tratamento dos distúrbios;
  • Massagem terapêutica: Alivia os espasmos musculares e aumenta o fluxo sanguíneo acelerando deste modo a cicatrização e a restauração de nutrientes e oxigénio para os músculos lesados;
  • RPG: Esta técnica ensina o correto posicionamento tanto da posição de sentado como da respiração ajudando a melhorar a postura;
  • Quiropraxia: Esta terapia realiza diversas manobras e visa o melhoramento da mobilidade e a redução da rigidez, desconforto ou dor;
  • Cintas lo mbares: As cintas lo mbares proporcionam a sustentação da região lombar auxiliando tanto no alívio da dor e proteção como na prevenção.

 

Existem algumas medidas caseiras que também podem ser auxiliar no tratamento e alívio da dor, como:

  • Na posição de deitado, com a barriga para baixo e uma almofada na barriga, colocar uma bolsa de água/gel quente durante aproximadamente 20 minutos na região da dor;

compressas quente e frio

  • Tentar fazer repouso e permanecer preferencialmente deitado de lado, na posição fetal, com as pernas encolhidas;
  • Os banhos quentes ajudam no relaxamento dos músculos e podem proporcionar um alívio temporário da dor.
 

Em raras situações é recomendada a intervenção cirúrgica, especialmente em casos que não apresentem melhora num período superior a 12 semanas de tratamento. Maioritariamente recorre-se a esta intervenção quando a lombalgia afeta habilidades funcionais.

 

É de extrema importância que seja o médico a aconselhar o tratamento mais indicado pois há diversos fatores que podem ser contraindicados em algumas destas técnicas.

 

Cintas Lombares

 

A cinta lombar, como o próprio nome indica, é uma cinta que envolve a região lombar e que proporciona a sustentação e proteção dessa região agindo também na prevenção do risco de lesões. Estas ortóteses limitam o movimento oferecendo estabilidade e providenciando uma postura mais correta ao utilizador, além disso, o calor da cinta faz com que os músculos descontraiam e, consequentemente, ocasiona o alívio da dor.

 

As cintas ortopédicas realizam uma compressão na região intra-abdominal, proporcionando um alívio da dor na zona lombar e prevenindo lesões e fadigas na coluna. Este é um dispositivo que pode ser usado de maneira preventiva, corretiva e terapêutica. A cinta é capaz de descarregar o peso das costelas e vértebras dorsais diretamente a partir da pélvis, reduzindo a carga sobre a região lombar.

 

Cinta lombar Evotec OrlimanCinta lombar Juzo

 

As cintas são fabricadas em material elástico (preferencialmente respirável) e estas devem ser ajustáveis de acordo com a necessidade de cada pessoa, geralmente por intermédio de velcros, para garantir a compressão correta e a perfeita adaptação à anatomia do utilizador. Na parte posterior destes dispositivos estão incorporadas umas barras (metálicas ou em termoplástico), estas barras têm como objetivo a estabilização e alongamento (consequentemente descompressão) dos corpos vertebrais e provocam um efeito de relaxamento muscular. É muito importante a escolha do tamanho e modelo adequado para que o efeito da cinta seja o pretendido.

 

Cinta Lombar Lumbamed da Medi

Com a devida indicação médica, até mesmo as mulheres durante a gravidez podem utilizar uma cinta lombar com o objetivo de auxiliar a suportar o peso da barriga bem como proteger e aliviar as dores na região lombar.

cinta lombar de grávida

Algumas dicas para evitar a dor e sobrecarga na coluna lombar

 

  • Colchão: A escolha do colchão é importante, este não deve ser nem muito mole nem muito duro. Os colchões ortopédicos em material viscoelástico  são sempre uma boa opção.
  • Transporte de objetos pesados: A maneira mais indica de levantar objetos pesados é agachar-se dobrando os joelhos junto ao objetos sem inclinar o tronco. Para pessoas que fazem regularmente este tipo de esforços é importante a utilização de uma cinta lombar pois esta obriga a fazer o levantamento usando as pernas e evita a sobrecarga da coluna.
  • Muitas horas sentado: Se costuma passar muitas horas na posição de sentado (quer numa cadeira de escritório quer no carro) é importante ter em atenção alguns pormenores como ter apoio de braços, não reclinar demasiado a cadeira/banco para trás, ter os pés totalmente apoiados no chão/banco. Por exemplo o monitor do computador dele estar à altura do nível dos olhos para prevenir lesões na região cervical. O ideal é ter uma almofada/suporte lombar para suportar a lordose da coluna.
  • Postura: Tente sempre adotar uma postura correta em qualquer situação, existem corretores posturais que podem auxiliar nesse sentido.
  • Hábitos saudáveis: Evite o fumo, pratique exercício físico e procure ter uma alimentação saudável e equilibrada. Todos estes pormenores auxiliam para manter um corpo e uma mente sã e evitar desequilíbrios no nosso corpo e organismo.
 

encosto lombar

O que é uma lombalgia (Como aliviar a dor)?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário