Cadeira de rodas de Esqui Adaptado

16-01-2022 10:23

Cadeira de rodas de Esqui Adaptado

 

Esqui para todos

Foi utilizada pela primeira vez, na Serra da Estrela, a nova cadeira de esqui adaptado

Cadeira de rodas de Esqui Adaptado

Foto: Lusa/Ana Ribeiro Rodrigues 

 

No passado mês de Janeiro foi utilizada, pela primeira vez, na Estância de Sky da Serra da Estrela, uma cadeira adaptada que permite a pessoas com deficiência ou algum tipo de mobilidade reduzida praticarem esqui.

 

Os utilizadores que queiram usufruir da cadeira necessitam de realizar uma marcação prévia, mas a sua utilização é gratuita e inclui o acompanhamento de um monitor da Estân cia ou da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP). Ambos estes profissionais receberam uma formação específica para este acompanhamento.

 

Pedro Farromba, presidente da FD IP, falou com o Jornal Público e considerou “ter sido dado o primeiro passo para que mais gente possa começar a praticar desportos de Inverno em Portugal, independentemente de ser em competição ou lazer”.

 

O primeiro utilizador foi Sandro Carvalho, de Vila Franca de Xira, de 42 anos que foi surpreendido pela esposa com uma prenda de aniversário diferente e verdadeiramente inclusiva.

 

Segundo o responsável da Estância, todas as zonas são acessíveis para a utilização desta cadeira, menos a zona das telecadeiras onde é necessária uma modificação na altura do solo que será realizada assim que esta zona tiver neve. Foram investidos 6 mil euros no equipamento que tem amortecedores que permitem mudar a direção do trajeto com a flexibilidade do corpo do utilizador.

 

Que cada vez mais possamos noticiar iniciativas como estas, que promovam a inclusão, acessibilidade e equidade para todos.