Próteses mamárias, que opções existem?

09-12-2017 11:39

Mastectomia e Próteses Mamárias

Para uma melhor compreensão do tema de prót eses mamárias é importante entender-se primeiro em que consiste a mastectomia (procedimento cirúrgico), os seus diferentes tipos e as suas causas.

Próteses mamárias, que opções existem?

A principal causa atualmente é o cancro da mama, em que a intervenção cirúrgica é realizada quer como medida preventiva em mulheres com um risco muito elevado de se desenvolver esta doença, ou para mulheres que de facto já tenham sido diagnosticadas. 

 

Por definição, a mastecto mia é a remoção total da mama, podendo ser dividida em cinco tipos diferentes:

 

Mastectomia total:

A mama é removida na sua totalidade,  existe, ocasionalmente, remoção dos gânglios linfáticos e não é removido nenhum músculo abaixo do peito;

Mastectomia radical modificada:

Envolve a remoção  do tecido mamário e dos gânglios linfáticos e não é removido nenhum músculo abaixo do peito;

Mastectomia radical:

É removido todo o tecido mamário, os gânglios linfáticos e parte dos músculos da parede torácica abaixo do peito;

Mastectomia parcial

Remoção da parte cancerígena do tecido mamário e de algum tecido são que o rodeia;

Mastectomia subscutânea: 

Todo o tecido mamário é removido, mas o mamilo é preservado;

 

Existem outras causas menos ocorrentes, como é o caso de assimetria da mama na adolescente, que pela idade, não pode recorrer a cirurgia.

 

Mastectomia Simples e Mastectomia Radical Modificada.

Mastectomia Simples e Mastectomia Radical Modificada (Adaptado de IPO Lisboa)

 

O tratamento conservativo?

Fase Inicial
 

Numa fase inicial, no caso da remoção total ou parcial da mama, o tipo de prótese a utilizar são as próteses  em algodão, que são muito leves e não interferem com a cicatrização dos tecidos. A sua finalidade passa por fornecer forma, simetria e melhorar a auto-estima durante o processo de reconstrução. No entanto, o seu uso deve limitar-se a um período máximo de 15 dias, pois devido à sua constituição em algodão poderá começar a existir descompensação do tronco.

Prótese Mamária em Algodão Amoena

 Prótese mamária em Algodão 

Após cicatrização
 

Após a cicatrização total dos tecidos recomenda-se a utilização das próteses em silicone, uma vez que estas nos dias de hoje já estão sofisticadas ao ponto de se assimilarem cada vez mais à anatomia, tamanho e formatos da mama.

 

Existem próteses leves e ultra-leves (que ao contrário das próteses em algodão conferem o peso indicado à constituição da pessoa), que podem ou não aderir diretamente na pele (dependendo da fase de recuperação em que a pessoa se encontra), ou que possibilitem o seu uso dentro de água (na natação ou na praia).

Exemplo de prótese mamária em silicone

 

Exemplo de prótese mamária em silicone 

 

 

As próteses que possibilitam o seu uso dentro de água evitam que seja necessário tirar a prótese, lavar, secar e voltar a introduzir no soutien, oferecendo uma solução perfeita para quem gosta de ir à piscina ou à praia, resistente ao cloro e ao sal do mar e com estrias na parte interior para melhor passagem da água.

 

Prótese mamária própria para uso dentro de água

 

Prótese mamária própria para uso dentro de água 

 

Como utilizar a prótese?

 

  1. Juntamente com a prótese recomenda-se a utilização de um soutien apropriado, com um bom suporte, de forma a proporcionar o melhor conforto possível a cada paciente.
  2. O soutien escolhido deve possuir internamente uma bolsa com é colocada a prótese, tornando-a invisível e perfeitamente adaptada. No caso das próteses para uso na água, existem também opções de biquínis ou fatos de banho que permitem a sua acomodação.
 
Soutiens de mastectomia

 

Exemplos de Soutiens para colocação d e prótese mamária

fatos de banho para próteses mamária

Exemplos de Fatos de Banho e Biquinis para colocação de prótese mamária

 

Como saber qual o tamanho da prótese e soutien indicado?

 

É importante a toma de medidas sempre que pensar comprar um soutien novo pois ao longo do tempo o corpo vai sofrendo oscilações de volume e o tecido mamário e envolto é também afetado. As medidas indicadas são a medida do cós, que corresponde ao perímetro por baixo do peito, e a medida da copa, que corresponde ao comprimento desde o meio do esterno até ao centro da coluna, passando pela parte superior do peito.

Medidas para Soutien Amoena

Medidas para Soutien 

 

Depois de definido o tamanho do soutien, o tamanho da prótese.

 

 

Apesar das consequências psicológicas que este procedimento acarreta às mulheres, é possível atualmente adequar a prótese a vários ambientes, não só proporcionando simetria e conforto, mas também pela possibilidade da escolha da prótese consoante os seus desejos e necessidades e desta forma melhorar a sua qualidade de vida.

 

É importante referir que se deve proceder a uma boa manutenção da prótese, ou seja, à limpeza diária e cuidada da mesma, mas também do próprio corpo do usuário (principalmente no caso nas próteses que aderem diretamente à pele).

 

Para a aquisição de qualquer prótese mamária ou soutien é necessária a ajuda de um técnico especializado para a tiragem de medidas de forma a verificar-se o tamanho ideal. Nenhuma mulher é igual à outra e a importância do tamanho reside não só em termos estéticos e de auto-estima mas também no equilíbrio corporal.

 

Visite uma das nossas lojas em Lisboa, AlmadaSeixal, temos todo gosto em contribuir para o seu bem-estar.

 

Para quem já passou por um período cirúrgico de mastectomia, também indicamos a leitura de outro nosso artigo sobre linfedemas.

 

Fontes Bibliográficas:

  • https://www.breastcancer.org
  • Amoena Portugal
  • Anita
 
 

 

Próteses mamárias, que opções existem?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário