Para que serve o Kinesio?

07-02-2017 22:22

Kinesio Tape

Kinesio Taping é um método de reabilitação desenvolvido na década de setenta por um médico japonês de medicina alternativa, Kenzo Kase, que consiste na aplicação de uma ligadura elástica na pele, para dar estabilidade e apoio aos músculos e articulações durante o processo de reabilitação, sem que se restrinjam os movimentos e promovendo um melhor funcionamento musculoesquelético. O uso destas bandas pode ser amplamente explorada nas diversas populações (desde a pediatria até à geriatria) devido à sua segurança.

Kinesio Tape ombro

Esta técnica poderá ser usada para prolongar o efeito de terapias manuais permitindo que os beneficíos das mesmas se mantenham ao longo do dia ou até ao seguinte tratamento, sendo usada para vários problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, circulatório, linfático, entre outros.

São resistentes à água podendo ser utilizadas num periodo de 3 a 5 dias, garantindo assim um efeito terapêutico durante todo o dia, traduzindo-se assim num tratamento extremamente económico com óptimos resultados. Tal versatilidade assim como a facilidade de aplicação, a facilidade na utilização e o baixo custo tornaram o tratamento com as Kinesio tape um método bastante popular.

 

Sobre a Kinesio

É uma fita geralmente algodão e hipoalergénica sem latex que se estica longitudinalmente até 100% do seu comprimento em repouso, por ser um tecido poroso permite a respiração da pele e a cola que contém é acrilica imperméavel e é activada com o calor. Como referido acima é resistente á água e à sudurese.

A fita não tem medicação e a sua espessura e peso foram projectados para se assemelhar o máximo possível à pele. Existem de várias cores, geralmente encontram-se em rolo de forma a poder ser adaptada a qualquer parte do corpo.

Kinesio Tape

Principais benefícios

  • Corrige a função do músculo – A banda alivia a tensão anormal do músculo, potenciando e facilitando a acção do mesmo, quando está enfraquecido.
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática – A Kinesio promove a circulação a estes níveis, facilitando a absorção de edemas e/ou hematomas.
  • Alivia a dor – Após a colocação destas tapes na área afectada, esta promove a supressão neurológica da dor, permitindo o funcionamento normal de diferentes estruturas músculo-esqueléticas, sem limitar o movimento e reduzindo ou eliminando sintomas como a dor.
  • Reposiciona a subluxação articular - Uma articulação deslocada devido à tensão anormal do músculo, pode ser corrigida com a banda que irá auxiliar na recuperação a função da fáscia e do músculo.
  • Aumenta a propriocepção – Isto acontece através da estimulação dos mecanorreceptores.

 

Quando falamos na acção da Kinesio na diminuição da dor do edema e de hematomas poderão ser por exemplo os decorrentes dos processos inflamatórios, sendo usada em lesões causadas devido, por exemplo, à prática de desporto. O uso deste método é assim aplicado na sua maioria em desportistas, por ser de fácil aplicação e por não restingir movimentos, não impedindo a prática desportiva.

Para além dos benefícios mencionados acima estas bandas podem ter outros propósitos  e  ser benéficas para uma infinade de casos como melhorar/corrigir a postura ou em casos de gravidez pode ser usada para dar suporte à barriga aliviando a carga da mesma e protegendo a coluna lombar.

Kinesio Tape joelho

Aplicação

As características da fita, através do método de aplicação e da sua própria constituição, gerem alívio sobre o tecido cutâneo e subcutâneo, descomprimindo a região afectada. Para que o efeito seja o desejado, estas fitas deverão sempre ser aplicadas por profissionais de saúde com estudos nesta área, como fisioterapeutas, após uma análise criteriosa, pois é preciso ter noção da anatomia, das patologias e de como colocar a kinesio de forma a fazer o efeito desejado. É de sublinhar que esta técnica é aplicada como terapia complementar e mal colocado pode não fazer efeito ou até ser prejudicial à zona afectada.

 

Os fisioterapeutas antes de aplicar as Kinesio Tape têm de as cortar com um  comprimento e formato específicos tendo em conta o segmento onde as vão aplicar e o efeito desejado. Por exemplo, existem cortes em forma de “I”, “Y”, “X”, “leque”, entre outros, sendo que o “I” tem uma função mais estabilizadoras e a forma de “leque” mais drenante.

 

Tipos de aplicação

De uma forma geral existem dois tipos de aplicação das Kinesio-tape:

  • Se o objectivo for o efeito de relaxamento (para músculos contraídos) ou de drenagem, a fita é aplicada sem tensão e com o músculo na posição de alongamento;
  • Se o objectivo for dar suporte e estabilidade aos músculos ou para técnicas ligamentares, aplica-se a fita sem tensão com o membro em flexão, ou com um pouco de tensão mantendo o membro numa posição neutra.

Kinesio Tape perna

Apesar de não existirem evidências cientificas que o suportem, muitos profissionais de saúde acreditam no efeito positivo das bandas de Kinesio, afirmando que esta facilita ou inibe a função muscular, mantendo o posicionamento articular, reduzindo a dor e fornecendo feedback proprioceptivo para obter e manter o alinhamento corporal. Aconselhamos sempre que estas técnicas sejam exercidas por profissionais de saúde especializados e que as fitas de Kinesio sejam adquiridas de fontes fidedignas.

 

Informe-se nas nossas lojas e conheça os preços do Kinesio Tape

 

Para que serve o Kinesio Tape?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário