Tábuas de transferência: Que opções existem?

07-01-2018 20:41

Tábua de transferência

Tábua de transferência

O que é uma tábua de transferência?

 

Uma tábua ou prancha de transferência é um dispositivo auxiliar projetado para ajudar os indivíduos com a mobilidade reduzida, quer estejam ou não numa cadeira de rodas  a mover-se de forma mais segura e fácil.

 

A transferência poderá ser efetuada em todo tipo de assento desde que ambos se encontrem a alturas semelhantes. 

Tipos de tábuas de transferência (exemplos):

  • Entre a cadeira de rodas e o leito;
  • Entre a cama e a cadeira sanitária de quarto;
  • Entre a cadeira de rodas e o assento do carro;
  • Entre a cadeira e o sanitário;
  • Entre a cadeira e um sofá ou poltrona
  • entre outras.
 
Tipos de tábuas de transferência
 

Funcionalidades:

 
  • O modelo típico de tábua de transferência é normalmente em madeira, plástico fibra de vidro ou metal, direita e sem recortes, é compacta o suficiente para proporcionar uma superfície deslizante segura, sem comprometer ou ocupar o local para onde o paciente pretende deslocar-se, poderão ter alças ou entalhes para agarrar às superfícies ou ainda angulações diferentes, com padrões específicos para torná-los mais confortáveis para o usuário.

tábua de transferência de madeira

  • Algumas são fabricadas para um propósito específico, por exemplo, uma tábua de transferência pode ter uma extremidade que esteja em conformidade com a sanita para permitir que o indivíduo deslize para a mesma, sem ter que retirar a tábua e depois deslize de volta para a cadeira de rodas.

Tábua de transferência especifica

  • Para pessoas sem mobilidade dos membros inferiores existe a tábua de transferência giratória, na qual já não há necessidade de deslizar ao longo da tábua. Com assistência o utilizador é apoiado no disco, o cuidador suporta as costas do paciente enquanto o disco se encarrega da movimentação do utilizador.

 

tábua de transferência giratória com disco

 

Uma prancha de transferência é uma ótima ferramenta para um cuidador, uma vez que permite transferências com menor esforço e prevenindo lesões em si mesmo devido a más posturas. Também permite que o cuidador ajude o indivíduo com excesso de peso ou com mobilidade extremamente reduzida.

 

Conheça as nossas soluções e preços de tábuas de transferência

 

Tábuas de transferência: Que opções existem?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário