O que é uma lombalgia?

24-03-2016 23:31

Lombalgia

 

Lombalgia é conhecida popularmente como dor lombar e define-se como o conjunto de patologias dolorosas que ocorrem na região lombar, consequente de alguma anormalidade nessa área.

 

As causas da lombalgia incluem fatores congénitos, atividades profissionais que requeiram esforço excessivo ou postura inadequada, obesidade, sedentarismo, stress, trauma, gravidez, alterações degenerativas da coluna vertebral, desvios posturais, atividade física excessiva ou inadequada, entre outras.

 

As lombalgias classificam-se como agudas (duração inferior a 4 semanas), subagudas (duração entre 4 a 12 semanas) ou como crónicas (duração superior a 12 semanas) consoante a duração das queixas. Podem ser altas ou baixas.

As dores lombares acarretam desvios posturais. Dependendo do tipo de lombalgia a dor pode irradiar-se desde a parte inferior das costas para um membro inferior.

 

O principal objetivo do tratamento é acelerar a recuperação de modo a proporcionar o retorno às atividades diárias laborais e de lazer do indivíduo e a prevenção da cronicidade.

As faixas-coletes lombares podem ser utilizadas durante breves períodos de tempo para lembrar que o individuo não deve realizar movimentos abruptos e incorretos como a flexão anterior e a rotação lombar.